Prefeito de Fortaleza atualiza informações sobre trabalho em situação de quarentena

Posted on Updated on

prefeito roberto cláudio

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), atualizou neste sábado (21/03), por transmissão ao vivo nas mídias sociais, as ações do município de Fortaleza e como será a condução do trabalho devido à situação de quarentena. O gestor, apresentando um quadro assintomático, testou positivo para a covid-19 na última sexta-feira (20/03), mas mesmo em situação de isolamento, segue trabalhando de casa de forma intensa e conduzindo um grupo de trabalho com diversos órgãos municipais via Internet.

Roberto Cláudio destacou que também participa à distância de grupo coordenado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, que inclui instituições do estado como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Ceará, a Assembléia Legislativa e outras, que seguem se reunindo de forma remota.

“Eu estou bastante atento à gravidade desse pico epidêmico e vou continuar agindo com a mesma prioridade. Proteger vidas, salvar pessoas em maior risco, prestar assistência e seguir com o conjunto de medidas que estão sendo implantadas pela Prefeitura e pelo Governo. A tendência é um aumento de casos ao longo das próximas semanas, o que vai demandar assistência mais complexa. É importante focar nossos esforços em recursos, insumos e energias para garantir uma rede de proteção à vida em Fortaleza”, declarou.

O prefeito destacou, ainda, a importância do isolamento social neste momento, reforçando a importância dos fortalezenses se manterem em casa como o melhor meio de prevenção do coronavírus. “O histórico dos exemplos internacionais mostram que no momento em que a doença começa a aumentar a incidência, é o momento crítico para que o isolamento social seja exercido. Em especial, os residentes acima de 60 anos de idade, que são o grupo de risco que desenvolve sintomas mais agudos e demanda leitos de UTI”, pontuou.

Ações implantadas

Dentre as ações implantadas pela Prefeitura de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio destacou a presença de carros de som e equipes de fiscalização nas praias para evitar nao aglomeração de pessoas nas praias; as entregas dos kits alimentares para os 230 mil alunos da rede municipal a partir da próxima segunda-feira (23/03); a campanha de vacinação para gripe para idosos 80 anos por meio visitas domiciliares, junto com a entrega de medicamentos contínuos para evitar a ida do grupo de risco aos postos de saúde.

Para os idoso acima de 60 anos, além dos 113 postos de saúde da capital, as escolas municipais, estaduais e particulares também serão pontos de vacinação de forma a evitar a aglomeração de pessoas, facilitar o acesso e reduzir o tempo de permanência, também a partir da próxima segunda.

Em relação ao transporte público, uma força tarefa vem evitando concentração de pessoas nos terminais, mantendo um número de frota que dá folga à demanda existente, para que os passageiros usem o transporte sem acúmulo de passageiros.

O prefeito citou, ainda, a abertura de novos leitos de UTI especialmente voltados para casos agravados da covid-19 no Hospital Leonardo da Vinci, adquirido recentemente pelo Governo do Estado, e os novos leitos do Instituto Dr. José Frota 2, que terá 44 novos leitos em abril e outros 30 em maio, com possibilidade de expansão.

Deixe uma resposta