Terminais privados anunciam medidas preventivas contra o #coronavírus

Posted on Updated on

Resultado de imagem para terminais privados

Com objetivo de informar e contribuir na luta contra a proliferação da Covid-19 no setor portuário brasileiro, a ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) preparou documento que reúne as principais medidas preventivas adotadas por seus associados no combate à pandemia.  

Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa o material apresenta à sociedade as ações e boas práticas adotadas pelos Terminais Portuários Privados na luta para conter a disseminação do Novo Coronavírus no país e garantir a continuidade da prestação de serviços nos portos, fundamental para a economia e, consequentemente, para toda a população.

“Os TUPs estão atentos e atuantes neste momento delicado que o país atravessa, adotando uma série de protocolos para contribuir no combate à Covid-19. A ATP trabalha em conjunto com seus associados para combater a proliferação do vírus e promover o pleno funcionamento dos portos brasileiros neste momento, o que é fundamental para diminuir os impactos da pandemia no dia-a-dia dos brasileiros”, afirma Barbosa.

Veja na íntegra o documento Medidas Preventivas dos Portos Privados contra o Novo Coronavírus:

Prezados,

A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) compilou neste documento todas as medidas preventivas ao novo Coronavírus (Covid-19) adotadas pelos nossos associados.

Seguem abaixo:

PRINCIPAIS MEDIDAS PREVENTIVAS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS

– Suspensão de visitas institucionais, viagens nacionais e internacionais

– Suspensão da participação em eventos

– Implementação de home office para as funções administrativas e/ou rodízio de equipes

– Reuniões remotas por vídeo ou teleconferência

– Divulgação de comunicados internos com esclarecimentos e orientações do Ministério da Saúde/Anvisa/ Governos Estaduais

– Adoção de quarentena para funcionários que retornaram de viagens internacionais ou que apresentam sintomas de gripe

– Reforço nos recipientes de álcool gel nas áreas de uso comum

– Reforço nas ações de limpeza e higienização

– As operações nos terminais de contêineres estão ocorrendo normalmente, sem nenhuma alteração. Há apenas restrição de visitas externas às instalações, assim como reuniões com clientes e fornecedores.

NAS OPERAÇÕES MARÍTIMAS

– Por determinação da Anvisa, todos que precisam subir a bordo de navios devem usar máscaras

– Atendimento às Medidas sanitárias apresentadas em reunião com a ANVISA:

• Distribuição de álcool gel e reforço de rotinas de higienização de áreas.

• ANVISA realiza encontros com os sindicatos das agências marítimas e praticagem para orientar sobre como proceder nas operações e nos “pontos críticos” como áreas de fundeio, resíduos, estiva e etc.

• ANVISA está solicitando aos agentes marítimos, além da Declaração Marítima de Saúde – DMS, o Livro Médio de Bordo com registro dos últimos 30 dias.

• Colaboração no fornecimento de informações sobre as operações e empresas que prestarão serviço de bordo nas embarcações de longo curso que solicitaram Certificado de Livre Prática (“CLP”) aos postos portuários locais da ANVISA.

• Adoção de esquema de rodízio dos colaboradores indispensáveis às operações (VTS, Operações de Terminal e etc.), e implantado esquema de home office para todos os trabalhadores das operações não essenciais.

Deixe uma resposta