Prefeito Roberto Cláudio apresenta ocorrência de casos de #covid-19 nas Regionais de Fortaleza

Posted on Updated on

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, nesta terça-feira (07/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais, um mapa da distribuição espacial de Fortaleza mostrando a localização dos 919 casos confirmados de Covid-19 em 95 dos 122 bairros da Cidade, aproximadamente 80% do território. Ressaltando a importância do isolamento social, o Gestor enfatizou que a doença não se restringe a uma área ou faixa de renda específica.

“A doença começou na Regional II e no Centro, onde hoje podemos ver que há uma maior concentração de casos, mas se espalhou por todas as Regionais. Temos a circulação viral em todo o território e essa informação é fundamental para o cumprimento do isolamento social ao qual estamos submetidos”, disse.

De acordo com o Prefeito, a missão do isolamento é fazer com que a transmissão ocorra de forma mais lenta, com menos ocorrência de casos ao mesmo tempo, considerando que 10 a 20% dos infectados precisam de internamento e 5% necessitam de leitos de terapia intensiva. “Até o dia 20, temos um decreto de isolamento social, que é a medida mais eficiente, baseado em experiências internacionais, recomendações científicas e médicos especialistas”, ressaltou.
Para auxiliar o cumprimento da medida e evitar a formação de aglomerações, Roberto Cláudio anunciou que a partir desta quarta-feira (08/04), equipes da Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Defesa Civil e agentes de endemia irão passar a fiscalizar os bairros, de modo a desacelerar a transmissão do coronavírus.

Aquisição de máscaras

Outro ponto abordado pelo prefeito Roberto Cláudio foi a aquisição de cerca de 3 milhões de máscaras de tecido pela Prefeitura e pelo Governo do Estado para uso comunitário, fomentando a distribuição de renda para profissionais autônomos de costura, microempreendedores individuais e microempresas.

As inscrições seguem até o final desta terça (07/04) exclusivamente na plataforma do Todos com Máscara, onde os interessados devem preencher o formulário disponível.

Clique e confira o edital

Conforme o Prefeito, a iniciativa também segue a orientação de agências de saúde internacionais de que o uso das máscaras reduz a transmissibilidade do coronavírus e já conta com mais de 4 mil inscritos. A previsão é começar a distribuir o estoque a partir do final da próxima semana em locais como lotéricas, bancos, supermercados, farmácias e terminais.

Novos leitos

Roberto Cláudio falou, ainda, sobre a abertura de novos leitos e o aumento da estrutura assistencial em Fortaleza. O Gestor citou que no último domingo (05/04), foram abertos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), que continuarão sendo ampliados, progressivamente, e que até o próximo dia 20, serão 50 leitos à disposição de pacientes graves da Covid-19.

O Prefeito também destacou a abertura de 20 novos leitos exclusivos para pacientes de baixa ou média complexidade na UPA do Edson Queiroz, com mais 20 na UPA do Bom Jardim até 13 de abril, e outras 20 na UPA da Vila Velha até o próximo dia 23, além de mais 80 novos leitos nas UPAs do Jangurussu e do Itaperi, somando um total de 140 em 5 das 6 Unidades municipais.

Além disso, Roberto Cláudio comprometeu-se em antecipar a abertura do primeiro galpão com 51 leitos do primeiro bloco do hospital do Estádio Presidente Vargas. Para ele, essas são medidas essenciais para preparar a Cidade para o pico do coronavírus, de forma a garantir estrutura e assistência aos pacientes.

Deixe uma resposta