Deputados alertam para desafios dos municípios do Ceará no combate à #covid-19

Posted on Updated on

Parlamentares alertam para desafios dos municípios no enfrentamento à Covid-19

Os deputados estaduais cearenses apontaram, em sessão deliberativa extraordinária do Sistema de Deliberação Remota da Assembleia Legislativa, desafios dos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), assim como denúncias envolvendo casos da doença.

O deputado Audic Mota (PSB) fez um apelo para que a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) solucione o problema de abastecimento de água no município de Tauá, que está recebendo carro-pipa, apesar da carga total do principal açude. “Uma das questões mais importantes, além da saúde, é o acesso à água para higiene”, comentou, ao indicar que há casos confirmados de coronavírus na cidade, além de outros em análise.

Já Francisco Cavalcante (PSL) pediu cautela na emissão de laudos médicos nos municípios do Estado, uma vez que, segundo ele, há pessoas denunciando que familiares estão morrendo de outras causas, mas os hospitais estão atribuindo o óbito ao novo coronavírus. O parlamentar também destacou a compra de 20 mil testes pelo Governo Federal e comentou sobre o uso do remédio cloroquina, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

O deputado Walter Cavalcante (MDB) refutou Delegado Cavalcante e afirmou não acreditar que um médico dê um laudo de uma doença que não seja existente. “É uma doença que machuca todo mundo, você não pode fazer velório. Eu acho que nenhum médico em sã consciência iria dar atestado dizendo que essa pessoa não morreu de sintoma de coronavírus”, pontuou. “Nem o governador iria aceitar, porque, quanto mais mortes, mais desânimo na população. É uma denúncia que pode até não ter fundamentação, causando pânico na sociedade”, frisou.

Osmar Baquit (PDT) reiterou a avaliação do deputado Walter Cavalcante, afirmando que o Ceará possui médicos corretos, que não se submeteriam a uma situação de atestar um caso de corona de forma falsa. Segundo ele, não é sequer de interesse dos municípios ter casos de corona registrados em seu território. O parlamentar definiu ainda como extraordinário o trabalho do governador Camilo Santana, citando que as ações do Governo Federal são fruto de obrigação com os entes federativos.

Os deputados Evandro Leitão (PDT) e Sérgio Aguiar (PDT) ressaltaram o trabalho dos parlamentares e da equipe da AL para a realização da sessão, que durou mais de 7 horas e apreciou importantes projetos para o Ceará.

Deixe uma resposta