A Coluna do Roberto Maciel (terça-feira, 06.10): O inferno em que o Brasil é tostado

Na frente de Leonardo DiCaprio, governo de Bolsonaro é só um “ator de segunda grandeza”, um mero figurante boquiaberto

Leonardo DiCaprio também culpa Bolsonaro por incêndios na Amazônia

O presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, Laercio Machado de Sousa, tem uma definição aguda em relação às ações da gestão de Jair Bolsonaro no combate à destruição, por fogo, do riquíssimo bioma do Pantanal. Segundo ele, a participação do governo na contenção das queimadas foi “apenas como um ator de segunda grandeza”. Sim, um coadjuvante sem expressão. Segundo ele, a União nada mais do que retardou a ação e a aplicação de recursos para lidar com o problema. Tivesse o bolsonarismo postura mais afirmativa e comprometida com o ambiente e os direitos sociais, a situação poderia ser outra. No entanto, em vez de agir com estratégia e planejamento, preferiu-se no Planalto xingar ONGs, comunidades indígenas, trabalhadores e até o ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio – um ambientalista que, com a projeção e a credibilidade internacionais que tem, não se poupa de alertar para as responsabilidades brasileiras no tema. É fato: a comparação com um astro de qualidade incontestável, legítimo e profissional, dá ao presidente da República e ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, uma reles condição de vilões-canastrões. Ou de figurantes. Poderiam ser protagonistas, mas são só o que são.

Queima total
Mais de 3 milhões de hectares do Pantanal já foram consumidos pelo fogo. Ainda assim, o Planalto faz pouco caso. Bolsonaro não consegue compreender que esse fogo, além de destruir um dos mais ricos biomas do planeta, tosta impiedosamente a imagem – se é que havia – do governo dele.

Diálogo

Pantanal tem mais de 8 mil focos de incêndio no mês; 2020 é pior ano, diz  Inpe

Saiba, a propósito disso: tramita na Câmara federal projeto denominado Lei do Pantanal. O texto leva a assinatura do deputado cearense Célio Studart (PV), assim como as de Alessandro Molon (PSB-RJ) e Professora Rosa Neide (PT-MT). A ideia é criar condições de conservação e uso sustentável do Pantanal, restringindo o desmatamento da vegetação nativa e as atividades que poderão ser desenvolvidas lá. Veja notícia aqui.

Diagnóstico

O deputado José Sarto (foto acima), candidato do PDT a prefeito de Fortaleza e presidente da Assembleia Legilslativa do Ceará, foi diagnosticado ontem com covid-19. Era um risco previsto, dadas as condições de uma agenda de campanha eleitoral. Médico, Sarto já avisou que as ações não vão parar. Ele tem apresentado sintomas leves.

Plano B

A nova estratégia da campanha de Sarto será reforçar a presença dele nas redes sociais, ampliar a participação em eventos do vice, Elcio Batista (PSB, foto abaixo), e intensificar o engajamento de aliados de peso, como o prefeito Roberto Claudio, o senador Cid Gomes e o presidenciável Ciro Gomes, em atividades. As propostas se mantêm.

Lista

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, também está com covid-19. O governador Camilo Santana (PT) cuidou de fazer o teste, mas o resultado foi negativo. Ele mesmo deu as informações nas redes sociais.

Início
Começa a funcionar às 9 horas de hoje a Comissão Mista de Orçamento no Congresso Nacional – que, como a denominação já indica, será composta por senadores e deputados federais. Também hoje haverá eleição do presidente e dos três vice-presidentes do colegiado. Até ontem, o Ceará só tinha dois parlamentares indicados para compor o grupo: AJ Albuquerque (PP) e Eduardo Bismarck (PDT, na foto abaixo).

Eduardo Bismarck assume coordenação da bancada cearense na Câmara dos  Deputados - Focus.jor | O que importa primeiro

A ordem dos fatores
A Comissão Mista terá 40 titulares, sendo 30 deputados federais e 10 senadores, com igual número de suplentes. O tamanho pelo tamanho das bancadas na época da indicação, feita em abril, define o cálculo para preenchimento das vagas da comissão.

Olhares
Tem o jamegão do deputado Elmano de Freitas projeto que torna de utilidade pública a Associação Brasileira de Educação e Assistência Social – Lar Nossa Senhora de Fátima, entidade católica “sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, educacional e assistencial” sediada em Fortaleza. Elmano, petista, é agora candidato a prefeito de Caucaia.

Canal
Eu e a jornalista Eveline Frota lançamos canal no YouTube. Chama-se “Coluna da Hora” e se dedica à exibição de vídeos com análises, entrevistas, variedades e clipes de artistas sobretudo cearenses – o que não nos impede, aqui e ali, de destacar nomes de outros locais. A estreia contou com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o segundo episódio trouxe a jornalista cearense Caroline Ribeiro, atualmente baseada em Lisboa (Portugal). O terceiro convidou a especialista em finanças Milena Teles e o quarto teve o secretário Artur Bruno (Meio Ambiente do Ceará). No quinto episódio, recebemos o presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, João Mário de França. No sexto, recebemos o senador Luís Eduardo Girão (Podemos). Para inscrições, comentários e acionamento das notificações, o endereço é https://www.youtube.com/colunadahora.

Ao vivo
E às terças e quintas comparecemos com lives no Instagram. A marca “Coluna da Hora” ainda está lá – em referência a um ponto histórico do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos pontualmente às 17 horas e, enfim, ao tempo de uma hora exata que tem o nosso encontro com os internautas. Pode-se acessar e participar da Coluna da Hora no Instagram por meio dos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Oportunidade

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso - Cidadela - Juntos somos  mais fortes

Nesses tempos bicudos, o Sebrae lançou o projeto Revita Ceará. A iniciativa visa a auxiliar empreendedores a alcançar as metas da empresa e ser mais competitivos utilizando ferramentas de gestão, finanças, marketing e inovação, de acordo com as necessidades que têm. Note-se: para sair da crise, não há remédio além da qualificação e da capacitação.

Faça contato
Dê um alô pra gente. O Portal InvestNE usa o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta