A Governança Territorial na pauta do planejamento de Fortaleza

Roberto Maciel e Eveline Frota

A proposta de articulação de uma territorialização para Fortalezateve início em 2018, num Seminário sobre Governança Territorial. Sugeriram-se ali critérios de delimitação das áreas físicas, mas também foram se apresentaram sugestões para as funções administrativas do poder público e para as instâncias de participação das comunidades.

Representações institucionais e populares de Fortaleza trataram de temas como a territorizalização (foto: João Cruz/Agência Brasil)

Também houve sete grandes fóruns, um para cada área coberta pelas secretarias regionais. Os fóruns formaram grupos de bairros, que formularam propostas de novos territórios planos de trabalho e consolidados em oficinas.

*** ***

O Projeto Fortaleza em Bairros


Com o objetivo de “compilar informações confiáveis, uniformes e acessíveis” sobre as divisões urbanas de Fortaleza, contemplando a medida até com ajustes de cartografia, visando a contribuir com a eficiência da governança territorial, o projeto Fortaleza em Bairros pode ser considerado uma radiografia da cidade.

Foto: Iracema Guardiã, na Praia de Iracema (Portal da Copa)

Busca-se, com os estudos, observar as dinâmicas sociais de forma isenta, técnica e, sobretudo, precisa. A ideia é oferecer informações que subsidiem gestores públicos, sociedade civil e prestadores de serviços.

A atualização da base cartográfica unificada formal se justifica pelo uso de diferentes dados cartográficos por órgãos distintos, podendo impor distorções de bases estatísticas referentes aos bairros.

E isso não seria à-toa. É que a mais recente lei geral de consolidação dos limites dos bairros refere-se ao ano de 1960. Há, então, exatos 60 anos de obsolescência.

Leia mais:

  • Como o planejamento pode (e deve) ser estratégico para as gestões e seus públicos – https://portalinvestne.com/?p=37429
  • O que esperar para Fortaleza em 2040? – https://portalinvestne.com/?p=37432
  • Um “muro de vergonha virtual” divide Fortaleza – https://portalinvestne.com/?p=37439
  • CadUnico: ferramenta para inclusão social – https://portalinvestne.com/?p=37443
  • A Governança Territorial na pauta do planejamento de Fortaleza – https://portalinvestne.com/?p=37448

Deixe uma resposta