Prêmio homenageia empresas que se destacaram por atendimento às leis no Brasil

Valorizar, incentivar e reconhecer empresas que estão em conformidade com as leis aplicáveis ao seu negócio, mais especificamente, que investem continuamente em compliance na área da sustentabilidade e revelam bons resultados com isso. Esse é o objetivo do 5° Prêmio Compliance Brasil Sustentabilidade – ESG, que este ano passa a ser considerado um indicador ESG importante para todas as empresas que se importam com o tema.

Ao todo, cerca de 2.300 empresas de todo o país, de médio e grande porte, concorrem a honraria em seis categorias. A cerimônia de premiação acontece hoje (5 de novembro, quinta-feira, no WTC Events Center, a partir das 9h30m. A abertura do evento será realizada por Deivison Pedroza, presidente e fundador da Verde Ghaia, e Karim Miskulin, CEO do Grupo Voto.

Em seguida, será apresentado o painel “Brasil de Ideias”, que terá a participação de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente; Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia; Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau; Stephane Engelhard, VP de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, e Adriano Barros, diretor de Relações Governamentais da General Motors Mercosul.

“A discussão visando as melhores práticas de governança e políticas socioambientais é muito importante para as empresas. O Grupo Voto sempre prezou por pautas focadas no desenvolvimento das companhias e, por isso, é extremamente significativo para nós participarmos desse importante evento”, destaca Karim Miskulin.

O termo “Compliance” é conhecido como o conjunto de disciplinas e mecanismos necessários para o cumprimento de normas de uma instituição. Recentes responsabilizações e, até mesmo, penalização de CEOs, diretores e técnicos por desvios de conduta em grandes empresas mostra o quanto é importante manter-se em compliance. Já ESG é a sigla que está mudando o mundo dos investimentos. Environmental, Social and Governance, que na tradução para o português significa, Ambiental, Social e Governança são os pilares mais importantes das organizações e representam segurança para seus investidores.

Juntos, Compliance e ESG são capazes de criar as melhores práticas que devem ser implementadas para demonstrar não só a solidez de uma empresa, mas também sua preocupação e atuação contra os riscos associados a sustentabilidade. “Temos que atestar o valor das organizações que atuam com ética, transparência e seriedade na gestão. São empresas que agem em conformidade com a lei e que se preocupam em mitigar eventuais reflexos na comunidade em que está inserida. Isso é chancelar o compromisso da marca com as diretrizes da integridade e da sustentabilidade”, enfatiza Deivison Pedroza, CEO da Verde Ghaia.

Metodologia

A avaliação dos candidatos ao 5° Prêmio Compliance Brasil Sustentabilidade – ESG consiste em duas etapas com um sistema de pontuação baseado em critérios estabelecidos para cada uma delas. Entre eles: o nível de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais, referentes às áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e segurança de alimentos.

Durante a primeira fase é realizada a análise quantitativa, privilegiando informações e indicadores de conformidade legal de cada organização, armazenados pelo SOGI – o mais completo e confiável software para gerenciamento de requisitos legais do mercado. As empresas que obtiverem a maior pontuação são classificadas para a segunda etapa, quando é realizada a análise qualitativa. Nesse estágio, auditores e consultores avaliam se o que foi visto durante visitas às empresas em Auditorias de Conformidade Legal, condiz com o que foi evidenciado pelo sistema. Este é o grande diferencial da maioria dos prêmios existentes, pois além da conformidade legal evidenciada pelo software, existe a avaliação no local para validação das informações.

Segundo Douglas Gameiro, Gestor de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da BH Airport, companhia que concorre ao Prêmio, a concessionária possui arraigado em seu DNA a importância do atendimento às legislações e do respeito à população. “Nossa equipe é totalmente comprometida em buscar a excelência nas suas atividades, fazendo sempre o certo do jeito certo. Concorrer a esse prêmio que reconhece este esforço e dedicação, engrandece ainda mais este momento”, destaca Gameiro.

Deixe uma resposta