Alunos de escolas públicas do Ceará fazem startups de alto impacto em programa da Junior Achievement

As mudanças que aconteceram no ano letivo de 2020 não estão impedindo alunos da rede estadual de ensino a buscarem novos aprendizados. Nesta sexta-feira (13.11) começou o JA Startup Ceará, programa da Junior Achievement (JA) que funciona 100% online e é voltado para jovens de 15 a 24 anos que estudam em escolas de tempo integral e profissionalizantes da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Durante três semanas, 200 estudantes distribuídos em grupos de cinco pessoas vão criar startups que geram soluções para problemas do cotidiano. A equipe que apresentar a melhor e mais viável inovação tecnológica será contemplada com um tablet para cada participante.

Essa é a primeira edição do JA Startup Ceará no Estado. Ao longo do programa, que tem metodologia da Junior Achievement, os participantes irão receber mentoria sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. A ideia é que eles fortaleçam a criatividade e reconheçam uma oportunidade para solucionar questões relacionadas à educação, saúde, economia, mobilidade, entre outros temas. Voltado para a aprendizagem prática, o JA Startup Ceará apresenta conceitos e ferramentas para que os jovens desenvolvam habilidades necessárias e transformem suas ideias em startups de alto impacto. 

“Eles vão aprender a usar as ferramentas para, com inovação e criatividade, desenvolverem um negócio, passando pelas etapas de ideação, prototipação e validação”, informa a executiva da Junior Achievement Ceará, Ana Lúcia Teixeira. A última etapa do programa é o Demo Day, momento em que os participantes apresentarão e defenderão suas soluções. Cada estudante da equipe vencedora ganhará um tablet, como forma de incentivo para ampliar o conhecimento adquirido no JA Startup.

“Essa experiência é uma forma de descortinar uma infinidade de possibilidades, de ampliar a visão de mundo e de entregar um valor imenso em termos de conhecimento para esses jovens”, complementa Ana Lúcia Teixeira. Os alunos participantes são egressos da disciplina eletiva Jovem Empreendedor 2, do programa Miniempresa do primeiro semestre de 2020, e do programa Innovation Camp do segundo semestre deste ano. As matérias e os programas são aplicados em Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) da Seduc, com metodologia da JA Ceará.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e prática de negócios. No Brasil, onde atua há 37 anos, a organização social (OS) possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal. No Ceará, a JA está presente há 15 anos. O propósito da OS, que não tem fins lucrativos e é mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo nos jovens para empreender. Estimulando o desenvolvimento pessoal, os programas elaborados pela JA inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta