Parceria entre empresas de TI elimina “gap” de entrega e gera mais receita

As empresas de tecnologia estão constantemente aprimorando seus produtos. Porém, em muitos casos, para que esses produtos cheguem a um outro patamar de qualidade e funcionalidade, são necessárias implementações que podem ser muito custosas para serem desenvolvidas do “zero”. 

Por isso, parcerias entre empresas de tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento de um produto completo e para uma melhor colocação estratégica no mercado.

Foi o que aconteceu com a Rhede Sistemas, empresa de Cascavel (PR) que desde 1994, desenvolve sistemas de gestão para empresas de diferentes portes e segmentos. Segundo um de seus sócios, Roberto Carpes, a demanda dos clientes foi crescendo e se adaptando na medida que os negócios eram escalados e, assim, novos desafios surgiram. Era preciso voltar os olhos para o Business Intelligence (BI), mas desenvolver essa solução do “zero” seria muito custoso e tomaria muito tempo.

A solução foi encontrada na BXBsoft, empresa que desenvolve ferramentas de BI, com fácil integração aos sistemas de seus clientes e uma política comercial atrativa para os parceiros. “Já conhecíamos a BXBSoft de longa data e sabíamos da expertise deles no assunto. Então, vimos uma demonstração do produto e sua eficiência e simplicidade nos chamou muito a atenção”, explicou Carpes.

Leonardo Matt, CEO da BXBsoft, explica que empresas que desenvolvem ou integram softwares de gestão (como ERP – Enterprise Resource Planning, por exemplo) normalmente direcionam seus recursos de desenvolvimento às funcionalidades de cunho tributário/fiscal ou às demandas operacionais do software. Porém, o corpo de gestores (diretores, gerentes e coordenadores) carece de informações gerenciais para o acompanhamento do desempenho da operação, subsidiar o planejamento e apoiar as tomadas de decisão, que são supridas pelo BI.

A parceria entre as empresas de tecnologia foi muito positiva na avaliação de Roberto Carpes, tanto financeiramente quanto em termos da percepção por parte dos clientes.

“As ferramentas incrementadas que permitem a visualização dos indicadores de desempenho, extração automática e inteligente de dados para potencialização de recursos e geração de relatórios personalizados foram muito bem recebidas. O BI, juntamente com o ERP, traz um produto ainda mais robusto e com isso conseguimos atender por completo nossos clientes”, reforça o executivo da Rhede Sistemas.

“As parcerias entre empresas do mesmo segmento têm se tornado cada vez mais comuns no setor de tecnologia, sendo até uma tendência, em que o objetivo comum é atender ao mercado em rápida evolução. Por isso, nós, da Assespro-PR, trabalhamos incessantemente para que parcerias estratégicas gerem benefícios mútuos e produtos com um valor agregado muito maior, com os olhos voltados à inovação”, conclui Adriano Krzyuy, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR).

Deixe uma resposta