Partido Liberal conquista 13 prefeituras e 130 vereadores nas eleições de 2020 no Ceará

O Partido Liberal (PL) tornou-se a quinta maior sigla do Ceará, em relação ao número de prefeituras, após o resultado das urnas das eleições deste ano. A sigla conquistou 13 prefeituras, sendo cinco na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O primeiro é o PDT com 66 prefeituras, seguido pelo PSD, com 27; o PT, com 18 e o MDB, com 17.

O feito foi possível devido a liderança do prefeito reeleito de Eusébio, Acilon Gonçalves (foto). O PL também elegeu 130 vereadores em 46 municípios, com destaque para Eusébio e Caríús, tendo conquistado sete vagas em cada.

Acilon Gonçalves, um olho no Eusébio e outro nos vizinhos | Reportagem |  OPOVO+

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o PL elegeu Acilon, no Eusébio, com 67.30% dos votos; o deputado Bruno Gonçalves, para a Prefeitura de Aquiraz, com 53,88% dos votos, desbancado o atual prefeito Edson Sá (PDT); o  atual vice-prefeito de Eusébio, o advogado Paulo César Feitosa em Itaitinga, com 66,65% dos votos.

O grupo de Acilon também foi vitorioso nos municípios de Beberibe, com Michele Queiroz, que foi secretária de Desenvolvimento Social no atual mandato de Acilon na Prefeitura de Eusébio, que conquistou 56,40% dos votos; e em Pindoretama, com Dedé Soldado, que teve 34,62% dos votos. Em Cascavel, em uma coligação com o Cidadania, Acilon elegeu Tiago Ribeiro, com 58,60% dos votos.

No Ceará, o Partido Liberal conquistou também as seguintes prefeituras: Baturité (Herbeth Mota); Cariús (Willamar Palácio); Choró (Marcondes Jucá); Milhã (Alan Macêdo); Miraíma (Ednardo Filho); Mulungu (Robert Viana); Nova Russas (Giordanna Mano) e Santana do Acaraú (Meu Deus).

Com relação a cadeiras para as Câmaras Municipais, o partido também teve uma boa performance, com destaque para os seguintes municípios: Aquiraz (4 vereadores); Baturité (3); Beberibe (4); Boa Viagem (6); Cariús (7); Choró (5); Eusébio (7); Fortim (5); Granja (06); Itaitinga, Madalena, Paracuru, Paraipaba, Tianguá e Uruburetama (3 vereadores cada); Mulungu, Nova Russas, Quiterianópolis, Maranguape, Marco e Martinópole (4 vereadores cada) e Milhã (5), entre outros.

Deixe uma resposta