A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 5.12): Quem é nepotista vai ser contra o nepotismo?

Contra o nepotismo, mas num ambiente nepotista

O senador Fabiano Contarato confunde o teto do Senado Federal com a lona de  um circo - Mauricio Sousa


Projeto de lei do senador Fabiano Contarato (Rede-ES, foto acima), tramitando no Congresso Nacional, visa a proibir o nepotismo entre candidato ao Senado e seus suplentes. A proposta contraria tradições de parentesco da Casa e destaca que não podem ser eleitos como suplentes de senador o cônjuge do candidato, seu companheiro e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau. Isso inclui filhos. O Senado passou a maior vergonha quando descobriu-se que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), bolsonarista de terceira categoria flagrado pela Polícia Federal com dinheiro no ânus, tinha como suplente o filhote dileto dele, Pedro Arthur. Chico pediu licença e saiu da vice-liderança do governo do amigo de fé, irmão-camarada Jair Bolsonaro, mas deixou Pedro Arthur recebendo a farta verba do contribuinte.

Tende a ficar no caminho
Se a proposta de Contarato passar, o que é extremamente difícil, considerando práticas hereditárias que muitos senadores e outros políticos que detêm mandatos têm com coisas que não são deles, mas dos contribuintes, deve ser saudada como algo de responsabilidade e lisura. Mas é necessário que seja avaliada como tardia. O caso do Pedro Arthur (abaixo, com o pai), por exemplo, não será revisto – afinal, a lei não pode retroagir para prejudicar ninguém. Nem os clara, inapelável e indevidamente beneficiados.

Em família: filho de Chico Rodrigues é o suplente do pai no Senado - Portal  Você Online

Dinheirama
A propósito, consta dos registros do Senado que o larápio Chico Rodrigues gastou este ano R$ 319.972,30 do dinheiro do cidadão, com itens como aluguel de imóveis para escritório político; locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis; e serviços de segurança privada. Eventuais exames colo-proctológicos, dada a mania de enfiar dinheiro onde não deve, são cobertos pelo sistema de saúde da generosa Casa. Detalhe: o dinheiro que Chico Rodrigues guardava no canal retal provinha de desvios de verbas que deveriam ser usadas contra a covid-19.

Na tela
Também estou no YouTube. Lá, mantenho o canal Coluna da Hora, no qual compartilho entrevistas com a jornalista Eveline Frota. Inscrições, comentários e acionamento das notificações: https://www.youtube.com/colunadahora.

Na live
E sempre às terças e quintas-feiras eu e Eveline fazemos lives no Instagram, também com a marca “Coluna da Hora”. Mudamos o horário e agora estamos começando às 18 horas. Nossos encontros com internautas duram uma hora. Pode-se acessar e participar das transmissões no Instagram pelos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Hoje tem marmelada?
Segue até 15 de dezembro a série de apresentações do Festival Internacional de Circo (FIC) 2020, com atividades presenciais e virtuais a partir de São Paulo. Não há indicações lá da presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro, eleito pelos paulistas.

Dudu bananinha” não suporta sucesso da China e quer “proibir” comunismo –  Hora do Povo

Raízes
Leva o jamegão do vereador Didi Mangueira proposta de implantação de uma estação de bicicletas na Conjunto Prefeito José Walter, em Fortaleza. Pode ser uma das últimas propostas de Didi nesta temporada. É que ele, um dos mais experientes parlamentares da Casa, já com 20 anos de atividades, não foi reeleito.

Olá!
Dê um alô pro Portal InvestNE. Usamos aqui o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta