Millennials somam 37% dos candidatos a concursos públicos no Brasil

A geração dos millennials, também conhecida como geração Y, representa a maior quantidade de candidatos a concursos públicos no país. Segundo recente pesquisa realizada pelo Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos em todo o Brasil, os certames possuem 37% dos inscritos com pessoas entre 25 e 34 anos. 

De acordo com o mapeamento, que apurou a faixa etária dos concurseiros durante o período de janeiro a setembro de 2020, foi constatado que 28% dos candidatos a cargos públicos estão na faixa entre 18 e 24 anos. Já os inscritos com idades entre 35 e 44 anos correspondem a 16%.


Os cargos públicos são o caminho profissional escolhido por milhares de pessoas. Entre os principais motivos para a procura de vagas no setor público, é possível destacar a concessão de estabilidade, o crescimento profissional conforme tempo de carreira, os diversos benefícios e a alta remuneração em comparação com os salários oferecidos pela iniciativa privada.

Veja abaixo a lista com a faixa etária dos candidatos em 2020:

Faixa etáriaInscritos
18 a 24 27,82%
25 a 3436,93%
35 a 4415,73%
45 a 549%
55 a 646,22%
65+4,31%

Fonte: Gran Cursos Online
 

Pelo estudo, do total de candidatos inscritos, o gênero feminino representa 57%, enquanto o gênero masculino soma 43%.  
 

Procura de concursos público por regiões

No levantamento exclusivo feito pelo Gran Cursos Online, é possível observar que, durante os nove meses analisados, a procura por cargos na administração pública foi maior nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Confira os estados com maior interesse por concursos públicos em 2020:

Estados
1. São Paulo
2. Rio de Janeiro
3. Minas Gerais
4. Distrito Federal
5. Bahia
6. Paraná
7. Goiás
8. Ceará
9. Rio Grande do Sul
10. Pernambuco


Sobre o Gran Cursos Online 

O Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores  renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.

Deixe uma resposta