Saiba como fazer o planejamento estratégico da empresa para 2021

Artigo de Luana Menegat, CEO da Razonet Contabilidade Digital – www.razonet.com.br:

O final de ano está chegando e com isso já temos que nos preparar para o que vem por aí. Você já começou o planejamento estratégico da sua empresa para o ano de 2021? Se você ainda não sabe por onde começar, indico como construir um projeto eficaz e que irá refletir positivamente no seu negócio!

Para começar, é preciso criar um roteiro para as suas ações, criar processos do dia a dia, criar metas, definir estratégias etc. É basicamente uma ferramenta de gestão que traça os caminhos para atingir os seus objetivos.

Um planejamento precisa seguir algumas etapas:

1.  Diagnóstico da empresa – Como a sua empresa ou sua marca é vista pelo mercado? Os processos estão ocorrendo como o planejado ou, melhor ainda, os processos estão sendo realizados? São essas e outras perguntas que você precisa preencher na sua primeira folha do planejamento. Descobrir como está a satisfação de seus clientes, de seus colaboradores, com está a qualidade de seus produtos/serviços, enfim, verificar fatores externos e internos que interferem no seu negócio.

Para te ajudar com isso nós indicamos fazer a Análise SWOT. Faça uma tabela e trace os seguintes pontos.

– Forças: quais são os pontos fortes e vantagens da sua empresa sobre a concorrência?

– Fraquezas: quais são os pontos fracos e vulneráveis que estão prejudicando a sua empresa?

– Oportunidades: existem situações do mercado externo que estão favorecendo a sua empresa? Quais?

– Ameaças: quais fatores externos que impactam negativamente o seu negócio? Aqui podemos citar a pandemia, por exemplo.

2. Defina seus objetivos e metas – Agora que você tem definido os fatores que podem influenciar o seu negócio é hora de traçar os objetivos e metas para a sua empresa, que podem ser a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos direcionam a sua empresa, devem ser precisos e exatos. Enquanto as metas são mais específicas, costumam ser mais indicativas e direcionais.

Lembre-se, ambos precisam ser viáveis e ter um acompanhamento de suas ações, assim conseguimos ter a certeza de seu bom funcionamento.

3.  Crie estratégias e ações – Após definidos os objetivos e metas para o seu planejamento temos que pensar em ações práticas para a realização delas. E para realizar isso você precisa traçar algumas estratégias que sejam possíveis de executar.

Para deixar mais claro, vamos a um exemplo:

– Objetivo/meta:  Criar um time de vendas

·        – Estratégia:

– Divulgar nas redes sociais as vagas para profissionais com experiência;

– Investir em cursos técnicos para vendas;

– Desenvolver a comissão de vendas por meio de metas.

·         – Ações:

– Contratar novos profissionais;

– Qualificá-los para as vendas;

–  Criar um programa de vendas com manuais para seguir, com metas mensais e estipular valores das comissões.

4. Crie um cronograma – Tudo que você traçou e planejou até agora precisa estar muito bem organizado para que as funções de cada colaborador fiquem claras. Coloque prazos, trabalhe com os indicadores de desempenho e disponibilize os recursos necessários para relação dessas ações.

Utilize uma ferramenta para acompanhamento dessas estratégias e disponibilize para toda a sua equipe. Se você preferir o método digital uma boa planilha no Excel já dá conta do serviço.

5. Avalie e revise o planejamento estratégico

Por último e muito importante, fique de olho na planilha de ações e verifique se há necessidade de se adaptar as mudanças ao longo do caminho. Permita-se ser flexível, aproveitar as oportunidades do mercado e fugir das ameaças. A importância de um planejamento estratégico cria caminhos para que os seus objetivos sejam alcançados, que pode levar à diferenciais competitivos que afetam diretamente o crescimento do seu negócio.

Deixe uma resposta