Temporada das chuvas de verão exige cuidados com os elevadores e usuários

Com a chegada do verão começa a temporada de chuvas mais intensas, com raios, granizos e ventos fortes, que além de trazerem riscos à segurança das pessoas, podem danificar edificações. Por isso, é preciso tomar cuidado com o funcionamento dos elevadores para evitar prejuízos e riscos de acidentes com os usuários.

O alerta da Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) é endereçado aos síndicos, responsáveis pelos condomínios e usuários de elevadores em geral. “Nossa preocupação é de sempre informar e esclarecer prestando serviços. O elevador é o meio de transporte mais importante, universal e comum em nossa sociedade. É seguro, mas exige cuidados como qualquer outro equipamento”, afirma Marcelo Braga, presidente da Abeel e do Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp).

Guarda-chuvas e capas de chuva acumulam água dentro dos elevadores e podem danificar os equipamentos. As cabines contém componentes eletrônicos sensíveis, que em contato com a água sofrem avarias.

O ideal é solicitar aos condôminos para escorrerem a água de sombrinhas e capas de chuva, antes de usar o elevador. Também é importante secar as mãos antes de acionar os botões para evitar que a água entre em contato com a parte eletrônica.

Durante uma tempestade é bastante comum que a energia oscile e as edificações fiquem sem luz por alguns minutos e até mesmo horas. Durante esses eventos o elevador deve ser evitado para evitar que alguém fique preso caso haja alguém incidente que cause muitas horas de falta energia.

Em caso de dúvidas, consulte o Seciesp, que dispõe de todas as informações para ajudar sindicos e condomínios.

Deixe uma resposta