Rede Cuca, em Fortaleza, faz 2,6 milhões de atendimentos nos últimos oito anos

entrada do Cuca José Walter
Cuca José Walter

A Prefeitura de Fortaleza beneficiou 304.483 jovens em 2020 por meio das capacitações, cursos e oficinas da Rede Cuca. De 2013 a 2019, foram registrados 2.355.225 atendimentos, totalizando 2.659.708 nos últimos oito anos. Os números indicam uma transformação na vida da juventude da capital cearense.

Atualmente, Fortaleza é a cidade que mais investe em políticas públicas de juventude do país. Somente neste ano, foram investidos mais de R$ 110 milhões. Os quatro Cucas estão localizados nos bairros Jangurussu, Mondubim, Barra do Ceará e José Walter, além de outro em construção no Planalto Pici.

jovens dançando em palco
Grupo de Dança da Rede Cuca

Na Rede Cuca são ofertados, gratuitamente, 60 cursos de formação, 28 modalidades esportivas, programação cultural, produções na área de comunicação, promoção e garantia de direitos humanos e a realização de festivais, mostras e exposições, além de ações na área de trabalho e empregabilidade. A Rede também conta com três bibliotecas, que possuem acervo literário com mais de 14 mil livros.

“Os jovens precisam de oportunidades para fazer florescer os seus talentos. Isso demanda espaço, estrutura, apoio e pessoas qualificadas para descobrir, aprimorar e valorizar esses potenciais. O Cuca cumpre esse papel”, disse o prefeito Roberto Cláudio durante a inauguração do novo equipamento no José Walter, no último dia 16 de dezembro.

Academia Enem

garota adolescente posando para a foto usando camiseta da Academia Enem e várias pessoas ao fundo no ginásio Paulo Sarasate
Vitória Dantas está entre os 80 mil jovens beneficiados pela Academia Enem

Outro projeto de grande impacto que vem mudando vidas em Fortaleza é o Academia Enem. Alunos de escolas públicas assistem a aulas com os melhores professores de cursinhos para se prepararem para ingressar nas universidades que possuem acesso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, a Capital já soma cerca de 80 mil jovens beneficiados pelo projeto, aproximadamente 10 mil por ano desde 2013.

Na aula inaugural de 2020, a aluna da Escola Estadual Profissional Jaime Alencar, Vitória Dantas, disse que a Academia Enem é uma grande oportunidade. “Muita gente não tem como pagar cursos e estudar em escola particular. Essa é uma chance a mais de obtermos sucesso. Com a Academia Enem, quero alcançar meu sonho de passar na UFC e ter uma vida melhor para mim e minha família”, comentou.

Deixe uma resposta