Empresa “unicórnio” faz parceria com universidade no Ceará para formar novos talentos em tecnologia

A VTEX – empresa decomércio em nuvem – fez parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para ajudar a formar novos talentos no mercado de tecnologia e negócios digitais. O projeto VTEX Lab permite que alunos, principalmente dos cursos de tecnologia e design, participem do dia a dia da empresa, desenvolvendo novos produtos e soluções para clientes reais. Assim, os jovens talentos finalizam seus cursos extremamente qualificados para o mercado de trabalho. 

Com o conceito ‘Future-Proof Career’ ou ‘carreira à prova de futuro’, a VTEX passou a investir em diversas iniciativas para democratizar o ingresso de novos profissionais na área de tecnologia e negócios digitais, como o VTEX Lab, que tem foco em universitários e realiza parceria com instituições de ensino. 

“A VTEX tem apostado em diversas iniciativas desde 2014 para colaborar com a qualificação de estudantes brasileiros e assim torná-los especialistas em negócios digitais. Acreditamos que é de nossa responsabilidade abrir esses caminhos para que negócios e profissionais continuem prosperando. O VTEX Lab tem como missão ajudar a formar grandes talentos para o mercado de tecnologia no Brasil”, explica Flavia Vergili, diretora global de pessoas da VTEX.

Campus Quixadá – CE

Com a parceria realizada entre a empresa e a Universidade Federal do Ceará, as primeiras inscrições para participar do projeto na região já podem ser realizadas por alunos do Campus Quixadá – um polo de tecnologia na cidade. Os estudantes têm até o dia 20 de janeiro para participarem. Entre as etapas da seleção estão inscrição, análise de currículo e entrevista. Todas as informações podem ser acessadas no link

O projeto na região foi aberto inicialmente para os alunos do Campus Quixadá, mas a ideia é expandir o VTEX Lab não só no Ceará, mas em outros estados do Nordeste e do Brasil. 

Talentos de tecnologia no Nordeste 

Com sede recém-inaugurada no final de 2019 em João Pessoa, na Paraíba, a empresa aposta no Nordeste para não só formar novos talentos, mas acredita que a sede é o mais novo expoente no mercado de tecnologia da região. “O nordeste já respira tecnologia, desde faculdade a projetos independentes. A abertura do escritório em João Pessoa nos oferece a oportunidade de receber talentos que gostariam de fazer parte de uma empresa em constante desenvolvimento, mas com muita liberdade e possibilidade de crescimento, agora mais perto de casa. Além disso,  o escritório é estrategicamente localizado perto dos maiores centros de referência e universidades de tecnologia no Nordeste, aliado a uma das melhores qualidades de vida do Brasil”, comenta Ana Luiza Motta, Engineering Manager do VTEX Lab. 

O Projeto não tem “hora” para acabar, sendo uma iniciativa contínua. Todos os participantes podem permanecer no programa até o final da graduação e são absorvidos pelo mercado nacional de tecnologia, com habilidades visivelmente desenvolvidas durante essa jornada. O VTEX Lab já recebeu mais de 50 profissionais atuando no projeto, destes, 26 receberam ofertas de trabalho e hoje são funcionários da VTEX, por exemplo. A iniciativa tem parceria com universidades com cursos reconhecidos de tecnologia como: UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e, agora, a UFC – Universidade Federal do Ceará.

Deixe uma resposta