Fortaleza supera marca de 100 mil pessoas vacinadas contra a #covid19

senhor sendo vacinado
Os idosos do Lar Torres de Melos receberam a segunda dose de CoronaVac nesta terça-feira

Fortaleza ultrapassou a marca de 100 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o momento, 100.464  pessoas pertencentes os grupos prioritários, incluindo idosos e trabalhadores da saúde, receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca). Nesta terça-feira (16/02), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares, atualizou os indicadores e anunciou novidades relacionadas à campanha de vacinação na Capital.

Apenas nesta segunda-feira (15/02), 2.909 pessoas foram contempladas com a primeira dose da vacina. “Esse grupo inclui idosos acima de 75 anos que foram atendidos por meio das estratégias utilizadas pela Prefeitura, que incluem os atendimentos domiciliares, via drive-thru e via salas de acolhimento”, esclareceu.

Alterações logísticas

Para ampliar o alcance da campanha e descentralizar o atendimento, o Município irá promover alterações logísticas a partir desta quarta-feira (17/02). As salas de acolhimento para a imunização, hoje instaladas nos Cucas da Barra do Ceará e do José Walter, passarão a funcionar nos Cucas Jangurussu e Mondubim e seguirão acolhendo, das 9h às 17h, idosos acima de 75 anos previamente agendados pela Prefeitura de Fortaleza.

Para receber a aplicação do imunobiológico, é necessária a realização de cadastro prévio pelo site Vacine Já ou pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Mediante confirmação, é indispensável a apresentação de comprovante de endereço e de documentos pessoais.

Já idosos acima de 90 anos, independentemente de cadastramento, também podem procurar os espaços instalados nos Cucas para receber a vacinação contra a Covid-19, também portando sua documentação pessoal original e comprovante de endereço.

Remanejamento dos drives de vacinação

Ainda conforme Erlemus, já a partir desta terça-feira (16/02), a vacinação contra a Covid-19 na modalidade drive-thru estará concentrada, das 9h às 17h, somente nos centros de vacinação localizados na Arena Castelão e no Shopping RioMar Kennedy.

Ambos os endereços operam, cada um, com capacidade máxima de 800 atendimentos diários. “Além daqueles que receberam confirmação de agendamento via WhatsApp ou e-mail, só devem buscar esses drives, independentemente de agendamentos, aqueles idosos acima de 90 anos”, orientou.

Aplicação da segunda dose 

A estratégia estabelecida pelo Município vem garantindo, simultaneamente, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac em trabalhadores da linha de frente de combate à pandemia. Desde o último sábado (13/02), 8.419 pessoas concluíram o processo de vacinação. “Estamos contemplando profissionais da rede hospitalar, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Samu. Isso é muito importante e vem trazendo esperança a esse grupo”, considerou.

Ao elucidar dúvidas frequentes, Erlemus garantiu que os profissionais da saúde vacinados no Centro de Eventos a partir de 25 de janeiro terão o direito à segunda dose assegurado dentro do prazo adequado. “Durante esta semana, iremos liberar, no Portal da Prefeitura de Fortaleza, a listagem com os nomes, os dias e os horários para a administração da D2 no Centro de Eventos”, garantiu.

Nesta terça-feira, também teve início a aplicação da segunda dose de CoronaVac nos 788 idosos residentes em 27 Instituições de Longa Permanência (ILPI). O Lar Torres de Melo foi a primeira instituição a ser contemplada com a segunda dose. No decorrer da semana, as demais serão beneficiadas para completar o processo de imunização deste público-alvo.

Agendamento da segunda dose

Erlemus informou, por fim, que o Município está atento à aplicação de segundas doses dos imunobiológicos disponíveis (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca) em conformidade com as suas características.

“Os idosos que, por exemplo, receberam a primeira dose da CoronaVac nos drives de vacinação ou nos Cucas devem aguardar o contato da Prefeitura via e-mail ou WhatsApp. Nós iremos informar a data precisa e o local para o recebimento da D2 no prazo correto”, detalhou.

Já a segunda dose da AstraZeneca deve ser administrada em um prazo de 12 semanas. “Nesse caso, a Prefeitura também irá informar a data e o local da segunda dose via e-mail e WhatsApp, além de publicar as informações em nosso portal, garantindo toda a transparência possível ao processo”, concluiu.

Informações adicionais

Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, por meio do site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br

O avanço das fases estabelecidas acontecerá mediante o envio de novas doses dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta