Mesa Brasil Sesc comemora 20 anos de atuação no Ceará

O Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, completa 20 anos em 2021, prometendo seguir mais atuante do que nunca com seu objetivo de levar conforto, sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Em março de 2020, por exemplo, foi realizada uma campanha para incentivar restaurantes e lanchonetes que ficaram fechados durante o isolamento a doarem os alimentos. A soma dos esforços se traduz em números. Só no ano passado, 320 entidades sociais foram atendidas pelo Mesa Brasil, que arrecadou mais de 3 milhões de quilos de alimentos. 

E o trabalho de fortalecimento de parcerias como forma de combater a fome e o desperdício por meio de doações já começou! Dentre os parceiros que já contribuíram neste mês de janeiro de 2021, para o Mesa Brasil, destaque para o grupo M. Dias Branco, que doou 12.756 kg de alimentos. Quem também entrou nessa grande corrente do bem esse ano foi o Grupo Nestlé, com 4.623 litros de iogurtes, o Instituto Solar Coca Cola, com 1479,6 litros de sucos, permissionários da Ceasa, com mais de 14 mil kg de frutas, Fazenda Agrícola Famosa, com 120.000 kg de fruta, e Companhia Nacional de Abastecimento, com 8.880 kg de polpa de frutas advindas da agricultura familiar.  

“O resultado do Mesa Brasil em 2020 só mostra o quanto o bem é feito de maneira coletiva. Graças aos nossos parceiros, levamos comida de qualidade para aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. A nossa missão, no entanto, continua! Queremos sensibilizar mais empresários para essa causa, inclusive para que mais pessoas sejam beneficiadas neste ano”, afirma Regina Miranda, gerente do Mesa Brasil Ceará. 

O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País e tem como premissa buscar onde sobra para entregar onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício. Do outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. 

A criação do Mesa Brasil enquanto uma rede nacional de alimentos surgiu em 2003, mas o Programa é uma realidade no Ceará há exatos 20 anos, quando o então presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bitencourt, encabeçou a campanha Amigos do Prato. Atualmente, os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, que atende a Capital e Região Metropolitana; na cidade Sobral com abrangência para a Região Norte, em Iguatu que atende o Centro-Sul do Estado e em Juazeiro do Norte e Crato que abastecem as instituições do Cariri. Desde a sua implementação, já foram distribuídos mais de 52 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas. Atualmente, atende 95 municípios no estado do Ceará.   

“Nesse momento em que todos precisam estar mais unidos, o Mesa Brasil segue sendo essa grande rede que envolve o Sesc, empresários, instituições e voluntários. E a união, de fato, é capaz de transformar realidades, além de levar conforto e bem-estar para a população que mais precisa. Mais do que nunca, queremos inspirar a  solidariedade em todos os setores”, explica Maurício Filizola, Presidente do Sistema Fecomércio-CE.   

Deixe uma resposta