Concessionárias adaptam rotinas e conseguem ampliar as vendas digitais

O impacto causado pela pandemia do novo coronavírus obrigou as concessionárias de automóveis a modificar a forma como trabalhavam, reduzindo custos e buscando ampliar a rentabilidade. Para o Grupo Roma, que neste momento passa por um processo de expansão de 18 para 27 lojas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o caminho natural desta mudança foi buscar os meios digitais.

Há aproximadamente um ano o grupo utiliza a plataforma Auto Avaliar, uma plataforma diretamente acessada por concessionárias e por revendedores multimarca, que atua como portal de anúncio para revenda B2B de veículos seminovos e usados. Neste período, a rentabilidade do setor de usados do Grupo Roma praticamente triplicou.

“Nós sempre tivemos um departamento de carros usados muito sólido, até porque entendemos que ele é fundamental para gerar negócios”, comenta Jaceguay Cunha, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Roma. “A diferença é que antes o nosso interesse era vender alguns veículos para o cliente final, e atualmente percebemos que a nossa rentabilidade através da Auto Avaliar é praticamente a mesma, só que com um custo muito menor, e atingindo mais possíveis clientes. Hoje 100% da nossa operação no Rio de Janeiro é através da plataforma, e em Minas Gerais está a 90%”.

Segundo Jaceguay, o investimento deve garantir que o Grupo Roma saia da pandemia mais forte do que antes. “Nós iniciamos neste ano um grande processo de expansão. Adquirimos as marcas JEEP, Renault e Toyota, e estamos aumentando de quatro para nove lojas no Rio de Janeiro, e de 14 para 18 em Minas Gerais”, comenta. “Então precisamos mesmo, principalmente em momentos mais difíceis, investir e inovar. Por isso, buscamos novas plataformas de gestão de vendas, reduzimos custos e investimos mais na Auto Avaliar”.

Caporal – “Plataforma reduz risco de fraude e beneficia tanto o vendedor quando os compradores”

Para o sócio fundador e CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, além de, melhorar a rentabilidade e ampliar as fronteiras de negócios, já que a plataforma possui 3.500 concessionárias e 32 mil lojas independentes cadastradas, outro grande benefício é a segurança que o sistema proporciona. “Por conta da pandemia as negociações on-line cresceram muito, e com isso também o registro de fraude”, afirma. “Mas, através da plataforma nós mitigamos este risco, e tanto o vendedor quando os compradores saem beneficiados”.

Caporal destaca ainda que, além dos veículos usados, o negócio deve fortalecer cada vez mais também com a venda de automóveis 0KM. “Já aproximamos lojistas independentes as concessionárias, então este é um movimento natural. Principalmente em cidades que não têm concessionárias de veículos novos. E vamos reforçar ainda mais este formato nos próximos meses”.

Deixe uma resposta