O que você precisa saber para aumentar o desempenho de vendas

O Brasil já ultrapassou a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) e enquanto uns se preparam por anos para ingressar nesse mundo, outros, começam a sua jornada por pura necessidade. “Mas independente da maneira como eles começam, é importante ressaltar que dominar as estratégias online, tem se tornado crucial para fazer a empresa decolar, independente se você trabalha diretamente com a Internet ou se você faz comida caseira” – resume Fatima Bana, especialista em negócios digitais.

Segundo ela, o segredo do sucesso é viver estudando e aplicando em tempo real o que se aprende, uma vez que o universo digital é muito rápido e se o empreendedor demora para colocar em prática, acaba perdendo espaço. “Sempre digo que o cliente não sabe o que quer, até que ele seja impactado por algo. Muitas vezes ele pega o smartphone para pedir uma pizza e acaba comprando um pote de sorvete, isso acontece pela forma como os produtos são oferecidos e é essa dinâmica que todo empreendedor precisa dominar, independente do ramo que decidiu empreender” – enfatiza. 

Para ajudar os novos e pequenos empreendedores nessa jornada, a especialista em negócios digitais vai mostrar caminhos interessantes para se conseguir sucesso. Para o indivíduo que está começando agora e quer ter visibilidade, o essencial é ter um diferencial, mostrar quais são os diferenciais do seu produto ou serviço. Também é preciso ir além do produto e a dica é: “utilize ferramentas que te ajude a mapear os assuntos do momento, o comportamento do cliente e o do seu concorrente. Saiba tudo o que acontece no seu universo e no mundo”.

Se possível, ofereça algo a mais, como brindes, cartões personalizados, frete grátis, desconto progressivo, cartão fidelidade, tudo isso para que o cliente se sinta parte do negócio. Muitas vezes o produto pode ser até mais barato em outro local, mas por conta de todos os outros fatores, o comprador acaba escolhendo continuar comprando da sua empresa.

Um grande erro que os novatos empreendedores cometem é ser extremamente direto o tempo todo, ou seja, falar somente do produto, esquecer de ser humano, de envolver o cliente. Os consumidores querem saber como é o processo de fabricação, conhecer os bastidores da empresa, detalhes, tudo isso faz com que eles se sintam mais próximas do que estão comprando, e torna-se um diferencial a longo prazo. “Um grande erro que vejo, que muitos empreendedores cometem é ser extremamente direto, falar somente do produto e esquecer de ouvir o cliente, de entender quem ele é, o que ele pensa, quais são as suas principais dúvidas e responder como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo. É preciso vender, mas antes de tudo é preciso envolver”.

Outro ponto importante destacado pela especialista envolve a apresentação, seja da empresa (cores, fontes, distribuição de conteúdo online) e vai até a entrega. É importante ter cuidado com o envio dos produtos nas sacolas e embalagens, tudo isso conta muito. Não basta ter uma experiência interessante durante a compra e colocar tudo a perder na entrega.  “E se receber alguma reclamação ou crítica, escute, mude e agradeça. E faça isso sempre com agilidade e educação” – finaliza.

Deixe uma resposta