Ex-dono de restaurante lança produto sustentável nos mercados nacional e internacional

A sustentabilidade e a redução do consumo de água são assuntos que estão ganhando cada vez mais atenção dos noticiários e dos consumidores ao redor do mundo. Por isso, oferecer um produto que trabalhe com esses ideais é a meta de muitos empresários e entre eles, está Alex Rodrigues, empreendedor e idealizador da indústria Laveco do Brasil – Lavatórios Ecológicos primeira empresa brasileira a produzir e ofertar pias móveis em todo o território nacional.

A ideia surgiu em 2014, quando Alex era proprietário de quatro restaurantes em Embu das Artes (Grande São Paulo) com a chegada da crise hídrica sentiu a necessidade de fazer algo para reduzir a quantidade de água utilizada nos estabelecimentos, sem deixar de lado os cuidados com a higiene e limpeza. “Comecei a pensar em algo que meus clientes pudessem lavar a mãos antes das refeições, mas sem desperdiçar água e assim surgiu o protótipo das pias portáteis. Nos testes iniciais, feitos nos meus restaurantes, a redução chegou em torno de 70% e por conta disso, outros comerciantes começaram a vir me procurar” – resume o CEO da Laveco do Brasil.

Com o aumento do interesse pelo equipamento e comprovada a sua eficácia, Alex Rodrigues trocou a administração dos restaurantes pela indústria e focou as suas energias em aperfeiçoar o modelo inicial, aprimorar o visual e a parte estética, patenteou a marca e o produto e foi com tudo para o mercado. “Quando vi que o produto era funcional e que eu havia criado uma demanda, coloquei o produto no mercado de maneira pioneira e inovadora e já estou com um projeto de exportação em andamento” – pontua.

O sucesso do produto se dá em virtude da praticidade e dos benefícios ofertados pelo lavatório móvel. “Quando começamos, há sete anos, de maneira tímida, pensávamos em atender os pequenos comerciantes, principalmente do setor de alimentação e eventos, apenas durante a crise hídrica. Projetamos um lavatório com um galão provisório para os clientes lavarem as mãos e um outro galão na parte inferior, que armazenasse essa água e pudesse ser reutilizada para fins não potáveis, como a lavagem do chão, por exemplo, mas não imaginava que alguns anos depois viria uma pandemia e o meu produto se tornasse indispensável” – resume Rodrigues.  

E o que era para ser um produto sazonal, tem ganhado força e presença. Desde o início da pandemia, o Laveco do Brasil dobrou sua equipe, expandiu o espaço físico e ajustou o processo de fabricação das pias portáteis, que podem ser compradas ou alugadas, dependendo da demanda e da necessidade. Atualmente, a empresa possui mais de dez modelos disponíveis no mercado, sendo os principais formatos: Econômico, Start e Plus. A partir de R$ 700,00 é possível ter uma pia portátil, medindo 1,57 x 0,48 x 0,48, personalizada com informações da empresa, orientações para a lavagem correta das mãos, além de outras informações relevantes, como a identidade visual da empresa contratante ou do evento em questão.  

Totalmente sustentável, o lavatório pode ser instalado em qualquer ambiente. O grande diferencial do Laveco é que além de serem os pioneiros nesse segmento, o produto patenteado possui um filtro que retém partículas sólidas e conta com um armazenamento de sabonete biodegradável para a higienização das mãos, deixando a água mais apropriada para reuso não potável. O Laveco hoje, está presente em todo o território nacional em aeroportos, prefeituras de diversos estados, supermercados, eventos (Fórmula1, salão do automóvel), escolas, universidades, centros de distribuição de grandes empresas (Pepsi, Vale, Ifood, Dasa, Droga Raia, Bifarma) e chegou até Londres.

Focada em agregar ainda mais no mercado sustentável, a empresa segue caminhando para a consolidação como uma das principais empresas ecológicas do país, buscando expandir ainda mais seus produtos em todo território nacional e a partir disso acaba de lançar dois novos modernos modelos de lavatórios móveis, o Lavequinho (medindo 1,28 x 0,39 x 0,39), projetado exclusivamente para o uso infantil, ideal para a higienização das mãos de crianças entre 5 a 12 anos e o Lavecão (medindo 1,86 x 0,64 x 0,64), produto criado para atender a grande rotatividade de pessoas em locais públicos e feiras e eventos.

Deixe uma resposta