Sebrae destaca novo modelo de empreendedorismo: Negócios de Impacto

Transformar realidades por meio do empreendedorismo com propósito tem sido um dos pilares de atuação do Sebrae e uma tendência cada vez mais presente no mercado. A partir de um novo modelo de negócios, intitulado Negócios de Impacto, a entidade visa fomentar a estruturação e o desenvolvimento de empresas e projetos que visam o lucro e, ao mesmo tempo, tenham como atividade principal resolver problemas socioambientais.

Nesse modelo de negócios, a geração de renda está associada de forma equilibrada às ações e soluções propostas nas áreas sociais e ambientais. “Os Negócios de Impacto são empresas que trazem consigo uma nova mentalidade para uma economia que está mais responsável, mais focada no ser humano e nas suas correlações com o meio ambiente”, explica Philippe Figueiredo, analista da unidade de Inovação do Sebrae.

Os Negócios de Impacto buscam compreender os diferentes contextos socioambientais e partem para a criação de soluções inovativas e sustentáveis para problemas que o empreendedor observa ou vivencia. Figueiredo ressalta que os Negócios de Impacto devem estabelecer indicadores claros de mudanças e um posicionamento de mercado, além de processos para mensurar e compartilhar os impactos gerados pelo negócio.

Uma das temáticas mais importantes dentro de um Negócio de Impacto é a de investimentos. Eles estão estritamente ligados a valorização dos aspectos ambientais (como a empresa lida com os recursos naturais e de energia), sociais (como atua com clientes, fornecedores e comunidade) e de governança (como funcionam os processos internos e de gestão).

“O indicador ESG contribui para direcionar os recursos que serão implantados nas empresas, avaliando a atuação desses negócios de forma holística. Por isso, é importante que um Negócio de Impacto tenha uma cultura de sustentabilidade bem estabelecida”, reforça o analista.

Além de garantir mais vendas e transparência ao negócio, esse caminho possibilita a formação de parcerias e a chegada de novos investimentos. O site do Sebrae disponibiliza cursos e informações essenciais para todos que desejam conhecer e desenvolver Negócios de Impacto.

Prêmio Impactos Positivos 2021 

Prêmio Impactos Positivos 2021, que tem o Sebrae como patrocinador oficial, busca, justamente, disseminar e dar voz para iniciativas que buscam fazer a diferença em suas comunidades e entornos, promovendo impactos de maneira responsável e sustentável. “Nossa estratégia de apoio aos empreendedores é amparada em quatro eixos principais: governança, experiência, sustentabilidade e inovação, aspectos que traduzem os nossos valores”, destaca Ana Clévia Guerreiro, Coordenadora de Projetos do Sebrae.

O Prêmio Impactos Positivos 2021 irá reconhecer os melhores projetos em quatro categorias – Impacto Ambiental, Impacto Cultural, Impacto Econômico e Impacto Social. Foram 137 projetos inscritos e mais de 20.000 votos contabilizados na edição deste ano. Os 12 projetos mais votados (3 em cada categoria) passam agora por um novo processo de votação popular no site https://impactospositivos.com/ e pela avaliação de um júri de especialistas até o dia 20 de novembro. O anúncio e a entrega dos prêmios aos 4

melhores projetos em cada categoria acontece no dia 25 de novembro.

Conheça os 12 finalistas do Prêmio Impactos Positivos 2021:

Categoria Impacto Ambiental

MHUDEI

Ninho de Pássaros

Pet Amigo

Categoria Impacto Cultural

Coletivo Ponto Cultural

Olhar Solidário: Fotografia e Turismo

Semente Materna Poética

Categoria Impacto Econômico

Acelera Turismo

Agência De Oportunidades

Expansão Social / P.E.I.S.

Categoria Impacto Social

Associação Música Amigos Solidários

Instituto GAS – Grupo de Atitude Social

Refeição de Amor

Todos os projetos podem ser conhecidos no site https://impactospositivos.com/

Deixe uma resposta