Prêmio BNDES de Economia Solidária contempla iniciativas no Ceará
O Estado do Ceará teve uma iniciativa contemplada em cada uma das três categorias do primeiro Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária: Redes de Empreendimentos Solidários, Empreendimento Econômico Solidário (EES) Formalizado e Empreendimento Econômico Solidário (EES) Ainda Não Formalizado.
Premiada com R$ 50 mil, a Rede Bodega, do Vale do Jaguaribe, reúne 218 integrantes de 25 grupos cooperados e comercializa diversos produtos agroecológicos e artesanais, como mel, doces, hortigranjeiros, bebidas, bonecas de pano, bordados, crochês, roupas e acessórios, além de serviços de refeições, hospedagem e gráfica.
EESs já formalizado com 130 associados, a Associação Vencer Juntos de Projeto de Geração de Renda da Diocese de Limoeiro do Norte, que gere o Fundo Rotativo Solidário e colabora com a comercialização de produtos do município, será premiada com R$ 20 mil.
O mesmo valor será destinado à Cia. Bate Palmas, EES Ainda Não Formalizado que tem como integrantes 10 jovens do Conjunto Palmeiras. Eles trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atuando em apresentações culturais e na confecção de instrumentos musicais e roupas afro.