Empresa brasileira usa tecnologia da Nike para criar parques sustentáveis

Posted on Updated on

A empresa Oikotie, pioneira no Brasil em arquitetura e design de áreas de lazer infantis, apostou na sustentabilidade como forma de crescimento empresarial e de inovação em engenharia e segurança. A empresa iniciou no Brasil processos com pisos recicláveis com absorção de impacto para parques infantis:

“A superfície de absorção de impacto dos nossos espaços é única, utilizamos pneus de veículos comerciais reciclados que passam por um processo complexo para eliminar qualquer tipo de toxicidade e borracha Nike Grind, tecnologia com foco na sustentabilidade e responsável pela reciclagem dos solados de tênis. Dessa forma, tornamos nossos projetos em lugares seguros para as crianças” revela Isabel Seabra, co-fundadora da oikotie.

Composto de 72% de material reciclado, cada metro quadrado do piso usado pela Oikotie contém borracha de aproximadamente 20 pares de tênis e um pneu de veículo comercial. Usando a borracha dos pneus e dos tênis, desta maneira impede-os de serem descartados nos locais de aterro de resíduos, que já estão saturados.

Investimento em inovação em território nacional

Naturais de Portugal, as fundadoras Susana Ventura, Ana e Isabel Seabra trouxeram sua experiência no ramo para o Brasil e firmaram parcerias com os melhores fabricantes de playgrounds do mundo – todos com certificações de segurança, qualidade e sustentabilidade, aferidos pelos mais importantes órgãos internacionais.

Atualmente a empresa conta com uma equipe de designers, arquitetos e engenheiros que idealizam, desenvolvem e concebem projetos para qualquer área de lazer ao ar livre, sempre com foco na sustentabilidade e na segurança.

Como é feito o piso reciclado dos parques infantis

Através do programa Reuse-A-Shoe (Reutilize um sapato), que foi lançada no Reino Unido nos finais de 2004, a Nike recolhe tênis usados, de qualquer marca, nos pontos de arrecadação e enviam para reciclagem para criar uma borracha granulada chamada Nike Grind.

A Oikotie então recebe o Nike Grind e o utiliza para criar pisos de amortecimento de impacto dos seus parques infantis. Em troca, ela devolve uma parte do valor a vários programas a favor da criança como o ‘Let Me Play’ (“Deixa-me Brincar”) da Nike.

“Este programa promove estilos de vida mais saudáveis para as crianças e conduz a uma mudança social positiva através do esporte e diversão, principalmente aquelas em áreas mais desfavorecidas”, conta Susana.

Inovação e sustentabilidade em todo o processo

Os projetos da Oikotie não se restringem em apenas ao piso de borracha sustentável. Todos os equipamentos oferecidos pela empresa possuem certificados de sustentabilidade reconhecidos mundialmente. A sustentabilidade não se restringe apenas ao piso de borracha, mas está presente em todos os equipamentos oferecidos pela Oikotie:

“Todos os nossos fornecedores possuem certificados verdes, que são concedidos a empresas que respeitam o meio ambiente e desenvolvem produtos sustentáveis e recicláveis. Desde a madeira que usamos, que tem certificado FSC, até os restantes materiais, que são tão duráveis que, com o uso adequado e manutenção em dia, não precisam ser descartados, o que diminui consideravelmente o impacto ambiental.”, conclui Isabel.

Deixe uma resposta