Escolas municipais do interior de SC adotam plataforma de jogos digitais para elevar ensino da matemática

Posted on Updated on

As escolas municipais do município de Massaranduba, no interior de Santa Catarina, apostam nas novas tecnologias de gamificação para elevar o nível de ensino da matemática dos alunos da rede públicas. Trata-se de um acordo firmado entre a Prefeitura e a empresa internacional Matific, que atua com plataforma digital de jogos matemáticos desde a educação infantil até o sexto ano.

Pela parceria, celebrada no início deste ano, cerca de 800 alunos (de 5 a 12 anos) e 50 professores da rede municipal de ensino passam a utilizar a plataforma de jogos educacionais para o ensino da matemática no currículo escolar. 

A intenção do projeto é, além de combater o nível de defasagem do ensino da matemática, aumentar o engajamento de alunos e professores por meio de novas tecnologias de aprendizagem.

Com o projeto de matemática digital, as escolas se integram ao novo currículo nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aos principais livros didáticos de matemática, incluindo o Material Didático do Município. A plataforma conta com centenas de planos de aula e relatórios de desempenho de forma automática, individual e em tempo real.

O sistema Matific já é adotado em 45 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de jogos matemáticos é utilizada por cerca de 3,5 mil colégios públicos e privados. 

“O uso da plataforma de jogos da Matific vem para complementar o trabalho dos professores em sala de aula e também para aproximar a nossa rede de educação das metodologias ativas, em especial da gamificação. Além de sermos o primeiro município do estado catarinense a adotar tal tecnologia, a proposta é tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e prazeroso, para que as crianças aprendam matemática de uma forma mais lúdica e atrativa”, diz o secretário de Educação de Massaranduba, Cristiano Rodolfo Tironi.

Para Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, a tecnologia é a grande aliada para melhorar a qualidade da educação a curto prazo e com a escala necessária, dado que temos mais de 30 milhões de alunos na educação básica em nosso País”, comenta Szyller. “Com a tecnologia, os alunos passam a ser protagonistas e ter autonomia sobre seu aprendizado, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar, basta apenas um smartphone do pai ou mãe, por exemplo”, acrescenta.

Deixe uma resposta