A Coluna do Roberto Maciel

Posted on Updated on

Não é apenas a ainda intensa falta de conhecimentos técnicos sobre como opera o novo coronavírus, que recai sobre as pessoas na forma de uma epidemia planetária, que deve preocupar governos, instituições civis e cidadãos isoladamente. Há também a disseminação de informações falsas, algumas recuperadas de épocas medievais. E há, ainda, uma cruel atitude que beira o sadismo e se constitui, só pode, no prazer de ver os outros seguirem caminhos errados e se encrencarem. Por isso, é destacável e louvável o esforço que muitas organizações estão empreendendo, seja no campo público ou no particular, como articulação para combater a pandemia. É, reconheça-se, um trabalho político de extrema relevância, que confronta a irresponsabilidade com que poucos, embora expressivos, dedicam ao tema.

Todo cuidado é pouco
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou reunião ampliada com vereadores para tratar de ações que evitem a propagação do coronavírus. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), disse e repetiu que espera engajamento. E reforçou a necessidade de que cada parlamentar atue como multiplicador de educação.

Outros tempos
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa projeto que trata das startups – pequenas empresas focadas no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores – fez audiência. Até aí, tudo ok. O que chama atenção é que, em dias de coronavírus, foi uma videoconferência.

Criação
O Sistema Fecomércio Ceará, por intermédio do Serviço Nacional de Aprendizem Comercial (Senac), está com nova websérie. O título é “Agora que são elas”, mostrando a trajetória de três empresárias cearenses para erguer os próprios negócios. A produção foi feita em parceria com o Grupo O Povo – que, em tempos de crise, tem dado passos inteligentes no sentido da qualidade e da criatividade. Os vídeos biográficos retratam conquistas femininas.

Black list
Os deputados do PSL Carla Zambelli, Coronel Tadeu e Eduardo Bolsonaro, de São Paulo; Daniel Silveira e Carlos Jordy, do Rio de Janeiro; Alê Silva, de Minas Gerais; Bibo Nunes, do Rio Grande do Sul; e Filipe Barros, do Paraná; estão enrascados. Deve ficar para a próxima semana as votações de representações contra eles apresentadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Sete são do próprio PSL e uma é do PT.

Sem
Desde ontem as atividades da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) estão suspensas. E assim permanecerão enquanto durar a paralisação na rede pública estadual, por conta do coronavírus, exceto para aulas que podem ser realizadas por ensino a distância. A decisão inclui pacote de medidas determinadas pelo presidente da Casa, José Sarto (PDT).

Dê um alô!
Você pode fazer contato com o Portal InvestNE. Use o e-mail portalinvestne@gmail.com ou o WhatsApp +55 85 9638 5129.

Deixe uma resposta