A Coluna do Roberto Maciel (07.04): Negar o perigo da #covid-19 não é normal nem humano

Posted on Updated on

Não pode ser creditada na conta do “normal” a negação dos danos ou da capacidade de contaminação do novo coronavírus, o covid-19, causador da infecção respiratória identificada como Sars-CoV-2, que pode ser letal. Não é normal porque não é inteligente nem humano nem saudável, porque não tem fundamentos técnicos e nem autoriza boas práticas políticas. Ao contrário: é a oposição mais virulenta e deletéria à vida. Trata-se de um comportamento paranoico, psicótico, perigoso e anti-social. Merece, por isso, ser alvo de severas repreensões e respostas de quem tem compromisso cidadão, de quem estabelece o saber como ferramenta do dia-a-dia, de quem privilegia as relações saudáveis na vida comunitária. Alguns governantes que tentaram contestar e impedir medidas contra a doença, fundamentados unicamente nos mais mesquinhos interesses pessoais, já tiveram de recuar e admitir a necessidade de ações. Quem não fez isso está caminhando, a passos largos, para o esgoto da história. E sem chances de mudar o rumo.

Mão na massa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) montou uma central de manutenção de ventiladores mecânicos, na unidade Jacarecanga, em Fortaleza. E já recebeu 26 aparelhos para reparos. Os equipamentos defeituosos são oriundos de Caucaia, Baturité, Iguatu, Itapipoca e Quixadá.

Jamegão
Leva a assinatura do deputado cearense André Figueiredo (PDT) projeto que prevê a suspensão por quatro meses ou 120 dias os descontos no contracheque referentes a empréstimos consignados. André diz que “o valor que deixará de ser descontado do salário do trabalhador ou do aposentado reforçará o orçamento doméstico para o enfrentamento das dificuldades econômicas que acompanham a calamidade pública”.

Pensaram juntos
Mas ele não foi o único a ter ideia assim. Há outros três projetos com o mesmo objetivo em tramitação na Câmara dos Deputados. E apontando para os mesmos prazos.

Mais forte
Mas há um mais radical. É do deputado Marcon (PT-RS), que não só propõe suspensão das cobranças – e por 180 dias – de cobrança de parcelas referentes a empréstimos pessoais, consignados, financiamentos de imóveis urbanos e rurais. Ele mira também em financiamentos do Programa Minha Casa Minha Vida.

Postura
Frase do governador Camilo Santana (PT), do Ceará, se posicionando diante de quem quer colocar a economia, ou os ganhos, em patamar mais elevado do que o da vida: “É necessário que empregos sejam mantidos, mas é fundamental que vidas sejam preservadas”.

Apoio
A Sala do Empreendedor, da Câmara Municipal de Fortaleza, está nesta temporada de coronavírus oferecendo consultoria por telefone e e-mail aos trabalhadores. A ação visa a atender aos microempreendedores individuais que têm tido dificuldades financeiras para se manter durante o isolamento social.

Vozes
A turma da Sala está disponível para suporte aos MEIs de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas. E gratuitamente. Os contatos são (85) 3444 8444 e sala.empreendedor@cmfor.ce.gov.br.

Capricha aí no sabão
A Coordenadoria de Feiras e Mercados de Salvador (BA), sigla municipal vinculada a Secretaria de Ordem Pública (Semop), começou a desenvolver uma iniciativa com muita água corrente e sabão. E fé.

A Semana é santa, o vírus não
É que, de olho na Semana Santa, o órgão fez parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador e está cuidando de lavar os mercados públicos da cidade. A ideia é proporcionar segurança aos clientes e aos vendedores e evitar a disseminação do coronavírus. Todas as unidades municipais estão contando com reforço diário na higienização.

Dê um alô!
Você pode fazer contato com o Portal InvestNE. Utilize o e-mail portalinvestne@gmail.com ou o número de WhatsApp +55 85 9638 5129.

Deixe uma resposta