Livro compartilha dicas para elevar lucros de empresa com técnicas de fidelização

Posted on Updated on

Num mercado altamente acirrado e competitivo – com clientes cada vez mais exigentes, margens de lucro apertadas e verbas de marketing escassas – o que uma empresa pode fazer para aumentar sua lucratividade? A resposta mais comum é a seguinte: conquistar novos clientes. 

Este, porém, é o ponto que o autor Marcelo Cristiano, especialista em Fidelização, questiona e comprova na obra “Os segredos da verdadeira fidelização – já disponível na Amazon. “Ao contrário do que muitos pensam, é muito mais fácil e barato aumentar as vendas utilizando a base de clientes que já compraram na empresa. Os clientes que já compraram ao menos uma vez são um verdadeiro tesouro, mas poucos empreendedores, diretores, gestores, analistas, especialistas, agências, profissionais de TI, Marketing ou Vendas sabem aproveitar todo este potencial”, reforça. “O leitor vai conhecer uma metodologia que realmente funciona, sem altos custos e complicações para as áreas de TI, Marketing e Vendas.”. 

A metodologia, em questão, é o “Método Fã – Fidelização modular, crescente e contínua” criada pelo autor e seu sócio, Claudio Rosa. “Foi desenvolvida em mais de duas décadas de atuação implantando programas de fidelidade e relacionamento em empresas tanto do Brasil como do exterior”, conta Cristiano. “Reúne ferramentas, técnicas e conceitos que promovem mudanças rápidas, profundas e permanentes, além de trazer aumento na lucratividade e crescimento dos negócios mesmo em momentos de crise e tribulações do mercado. É aplicável em empresas de todos os portes e segmentos, física ou digital, com atuação nacional ou internacional, que tenha mais de um ano de existência e venda para consumidor final”.

Ao longo da obra, Marcelo Cristiano lista mais de dez insights práticos sobre o que chama de fidelização verdadeira e lucrativa:                                                        

1. Tenha uma empresa orientada não apenas para efetuar uma venda, mas sobretudo para conquistar o retorno do cliente para uma próxima compra.                      

2. Atenda o cliente de forma a dar motivos para que, na próxima vez que ele quiser comprar um produto ou serviço que o seu negócio oferece, tenha sua empresa como primeira opção de compra.                         

3. O lucro que um consumidor deixa na primeira compra é apenas uma gota comparado ao “mar de lucratividade” que ele pode entregar mês a mês para seu negócio.

4. Tenha toda a equipe motivada para fazer o cliente voltar a comprar mais uma vez.   

5. Entenda com profundidade porque alguns clientes deixam de comprar. E não basta apenas fazer promoções para recuperá-los, mas sim, desenvolver processos para sanar as falhas que promovem perdas.

6. Descubra por que alguns clientes são fãs e geram altos lucros para o negócio – e, assim, buscar outros consumidores com o mesmo perfil.

7. Trate todas as reclamações dos clientes com carinho sabendo que, quando um cliente se manifesta e tem sua reclamação respondida com atenção, na maior parte das vezes ,seu consumo na empresa aumenta exponencialmente.

8. Calcule a lucratividade do tempo de vida de um cliente e prepare a empresa para aproveitar ao máximo o todo deste potencial – não apenas focando na venda imediata.

9. Estabeleça uma relação de longo prazo para que o seu negócio sempre tenha uma postura verdadeira, íntegra e honesta com cada cliente.

10. Entregue produtos e serviços de qualidade.

11. Gere novas vendas principalmente pela indicação espontânea dos atuais clientes

A descoberta dos segredos da verdadeira fidelização, não se dá apenas pela leitura, mas também, por exercícios propostos pelo autor a fim de fazer com que o leitor entenda – e coloque em prática – conceitos importantes. 

Deixe uma resposta