Atendimento online ganha projeção na pandemia, inclusive na abertura de empresas

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem mudado a forma de trabalhar em muitos setores que compõem a economia brasileira. O atendimento online e não mais presencial, necessário em função da quarentena e do distanciamento social, está cada vez mais presente, inclusive no processo de abertura de empresa.

As Juntas Comerciais dos maiores estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Ceará, modificaram seu atendimento e deixaram de receber empreendedores, contadores e outros profissionais de forma presencial, tornando o processo 100% digital durante o período de quarentena.

“Essa medida foi muito importante para continuarmos dando andamento aos serviços dos nossos clientes de maneira mais rápida e menos burocrática, como a abertura de empresas. Dessa forma, os empreendedores conseguem passar por esse momento de crise com um pouco mais de facilidade e sem atrasar seus planos”, avaliou Rafael Caribé, CEO da startup Agilize, primeiro escritório de contabilidade online do País.

Em São Paulo, por exemplo, um decreto determinou a suspensão do atendimento presencial em todas as unidades da Junta Comercial no Estado.  Por meio de canais digitais disponíveis no site, como telechamadas e áreas exclusivas para apresentação de documentos digitalizados, é possível fazer a abertura de empresa de forma eletrônica, além de pesquisas, consulta de nome empresarial, ficha cadastral completa e certidões.

Na Bahia, a Junta Comercial adotou como obrigatória, em Salvador e Região Metropolitana, a utilização do processo 100% digital (zero papel) para o registro e arquivamento de atos empresariais para as naturezas jurídicas, Sociedades Limitadas, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI e Sociedades Anônimas.

“Dessa forma os processos não são paralisados em função da pandemia, pelo contrário, eles se tornam até mais ágeis e menos burocráticos. Como um escritório de contabilidade online, nós da Agilize temos condições de dar todo andamento a esses serviços online para nossos clientes de maneira ainda mais eficiente”, pontuou o CEO.

Conheça a Agilize

Fundada por um grupo de jovens com o objetivo de tornar o setor de contabilidade menos burocrático e mais democrático, a Agilize presta assessoria contábil para micro e pequenas empresas. 

A startup, que em 2019 possibilitou a abertura de mais de 2000 empresas, oferece contabilidade completa, inclusive com emissão de notas fiscais pela internet e consulta de impostos, além de assessoria para transformar MEIs em ME.

Todos os clientes tem acesso a um aplicativo financeiro e contábil onde é possível consultar um portal com os serviços e informações da empresa. O atendimento para tirar dúvidas e receber orientações é feito por contadores que ficam à disposição dos empreendedores por telefone, chat ou email.  

Deixe uma resposta