Novo #ForumHarmonicas fortalece plataformas digitais como meios de democratização da cultura

Aplaudido como uma das mais originais e importantes propostas de divulgação e estudo da música instrumental no Brasil e na América Latina, o Forum Harmônicas vai voltar. O retoeno será em julho. Na versão 2020, o evento obtém formato digital, ganha ressignificado e se engaja entre os esforços públicos e privados para combater a pandemia da covid-19.

A retomada preserva o mesmo fôlego de qualidade das edições anteriores, trazendo agora com Klaus Sampaio (SP) e Rodrigo Brasileiro (GO, foto acima), assinando as oficinas, e Jefferson Gonçalves e Flávio Guimarães (RJ) protagonizando talk shows. A apresentação e a produção ficam com Roberto Maciel e André Reis (CE).

Originalmente realizado de 2005 a 2016, o Fórum reuniu em Fortaleza harmonicistas de destaque nacional como Rildo Hora, Jehovah da Gaita (1943-2019), Gabriel Grossi, Flávio Guimarães, José Staneck e Jefferson Gonçalves, além de nomes da cena internacional, como Peter Madcat e Rick Estrin (EUA), Xime Monzon (Arg.) e Win Djkgraaf (Hol.).

A participação nas atividades do Fórum, que foi realizado inteiramente em Fortaleza, se mantém gratuita. O novo formato, que será exibido por meio da plataforma de vídeos YouTube e do site de relacionamentos Facebook, mantém as ações didáticas e as apresentações musicais, mas acrescenta talk shows na programação digital.

A programação do Fórum Harmônicas 2020 é essa:

12.07 – Oficina com o luthier Klaus Sampaio (SP), especialista em microfones e amplificadores (ênfase para empreendedorismo), às 16 horas, com transmissão no YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas) e no Facebook (www.facebook.com/forumharmonicas);

12.07 – Talk show apresentado por Roberto Maciel e André Reis (CE) com o gaitista Jefferson Gonçalves (RJ), às 21 horas, com transmissão no YouTube e no Facebook;

13.07 – Oficina com o gaitista e arte-educador Rodrigo Brasileiro (GO), com ênfase em didática, às 16 horas, com transmissão no YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas) e no Facebook (www.facebook.com/forumharmonicas);

13.07 – Talk show apresentado por Roberto Maciel e André Reis com o gaitista Flávio Guimarães (RJ), às 21 horas, com transmissão no YouTube e no Facebook.

“O projeto já estava sendo realinhado para se adequar aos recursos tecnológicos da atualidade, permitindo muita interação e diálogo intenso. A produção vinha fazendo análises do quadro nacional e internacional da música. Como a pandemia da covid-19 o Fórum Harmônicas foi encaminhado no sentido de uma atividade centrada em recursos digitais”, observa Roberto Maciel, gestor do evento.

O Fórum Harmônicas é apoiado pela Assembleia Legislativa do Ceará, Estação Luz Filmes, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. Mais informações em www.forumharmonicas.com.

Deixe uma resposta