Uma experiência inovadora começa pela marca

Artigo de  Marcelo Nicolau, sócio-diretor da Play Studio.

MP promete reduzir burocracia para startups - ISTOÉ DINHEIRO

Proporcionar uma experiência mais simples, útil e prazerosa do que a tradicional como forma de encantar os usuários de seus produtos e serviços, é a meta de dez entre dez empresas de praticamente todos os setores. Ao se debruçarem sobre as formas de alcançar este objetivo, é comum que elas pensem diretamente em pilares de negócio funcionais e operacionais tais como a forma de pagamento, entrega ou funcionamento daquilo que fazem.

No entanto, o acirramento vertiginoso da competição com novas startups e grandes empresas mais inovadoras tem revelado a necessidade de antecipar essa preocupação. A mudança de comportamento do consumidor na era digital tem levado muitos estrategistas de marketing a optar pela revisão do posicionamento de suas marcas. Se a organização quer realmente ser vista como sinônimo de disrupção, inovação e diferenciação, isto precisa se refletir na essência, valores e atributos que representarão a marca.

Escolher e desenvolver uma nova identidade que deixe totalmente clara sua nova proposta de valor é o passo inicial para atrair o usuário a uma experiência diferenciada e orientar o planejamento de uma entrega de valor cada vez maior aos clientes.

As transformações e entregas da nova oferta de valor da marca devem ser acompanhadas diretamente por todos os departamentos e níveis hierárquicos de uma companhia. Desde o desenvolvimento e fabricação até a entrega do produto, todos os elos da cadeia precisam estar envolvidos na missão de corresponder à promessa de valor oferecida pela empresa. Além disso, todos os pontos de contato da marca com os stakeholders devem representar e transparecer esse novo posicionamento. O símbolo, as cores, os elementos gráficos e toda a ludicidade aplicada na composição da marca têm a função de comunicar a todos quais são essas promessas.

Foi a constatação desse novo contexto que nos levou à mudança da nossa marca. Ao assumir um modelo de negócio direcionado a acelerar o processo de criação de novos negócios junto a grandes corporações, a Play Studio adotou elementos visuais que acentuam o compromisso com as novas práticas de inovação. Nosso novo ícone, um “foguete” estilizado presente em nosso logo, indica uma orientação sempre “para frente e para cima”, simbolizando a inquietude de constantemente tirar ideias do papel, criar bons negócios, atrair boas pessoas e mover a economia. Além disso, a mistura de cores como o cinza chumbo com mercúrio representa nossa seriedade e pragmatismo misturados com uma dose de ousadia e criatividade.

Em suma, quanto maior for a clareza dos propósitos da empresa estampados na marca, mais fácil será a criação de um novo relacionamento dos consumidores, colaboradores, investidores e públicos de interesse com as organizações. Em uma época que predominam atributos funcionais e facilmente copiáveis de produtos e serviços, saber se comunicar de maneira eficiente a partir da marca garante um link cognitivo e emocional que proporciona uma posição de vantagem na corrida pelo usuário.

Deixe uma resposta