A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 12.09): Sarto fala em tons equivalentes com progressistas e conservadores

As cartas estão na mesa

José Sarto promove o novo lançamento do II Festival de Música da Assembleia  - Portal IN - Pompeu Vasconcelos - Balada IN

Está praticamento definido o cardápio na mesa do eleitor na disputa pelos votos municipais neste ano. Termina na próxima quarta-feira, 16 de setembro, o prazo para que partidos realizem as convenções nas quais escolherão – ou oficializarão – os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que sairão à caça de apoio e aprovação populares. Até ontem, faltava em Fortaleza definição do PT e do cambaleante PSDB – mas nada que tenha dimensão, conforme avaliam analistas da cena política, para mudar rumos de um jogo que tem como mais importantes competidores o deputado estadual José Sarto (foto), representante do PDT – que é maioria na Assembleia Legislativa, presidida por ele, e reúne forças estaduais que se concentram em torno do grupo dos irmãos Ciro, Cid e Ivo Ferreira Gomes – e o deputado federal Wagner Sousa, do Pros, nome que tenta escalar os níveis do bolsonarismo e se aproxima aceleradamente da direita local. Ponto a favor de Sarto: médico relacionado às causas dos direitos humanos e da saúde pública, evangélico, o parlamentar entra com essas credenciais em áreas onde só os conservadores costumavam se movimentar. Não se pode aplicar no candidato do PDT o carimbo do conservadorismo, mas é fato que ele tem condições de estabelecer diálogos propositivos com esses setores. Aliado ao candidato a vice, o sociólogo Élcio Batista (PSB), professor universitário que transita entre a intelectualidade e movimentos populares, pode ajudar a colocar o debate político em níveis positivos.

Na pista
Ainda sobre os Ferreira Gomes: Ivo foi confirmado ontem (sexta, 11.09) como candidato à reeleição em Sobral, onde é prefeito – cargo que também já foi exercido pelo irmão Cid, hoje senador.

Zero ou um?
Destaque que deve ser feito é para a decadência a olhos vistos do PSDB, partido que já foi todo-poderoso na política do Ceará e que teve aqui o berço da aventura política cujo apogeu foram as gestões de Tasso Jereissati como governador do Ceará e Fernando Henrique Cardoso como presidente da República. Mesmo tentando rugir como leão, hoje os tucanos não conseguem mais do que miar como gatinhos.

Ninguém mais
O PSDB só tem um nome que aparentemente se articula para ser candidato a prefeito. É o ex-deputado estadual Carlos Matos (imagem abaixo). Excluído de articulações políticas internas de entidades empresariais, onde surgiu na cena pública, Matos busca respirar agora. É ele quem diz falar em nome do partido, embora a sigla permaneça sob o controle rigoroso e inflexível do ex-governador Tasso, hoje senador. Cabe a Tasso escolher se segue para o lado de Bolsonaro, adotando Wagner, ou se permanece aliado dos Ferreira Gomes, apoiando Sarto. E nessa equação quem menos importa é Carlos Matos.

Carlos Matos cobra agenda mais efetiva de políticas hídricas pelo Governo

Frente
A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil prosseguirá na próxima quarta-feira (16.09), na Câmara Federal, com o 2º Simpósio Nacional Virtual de Prevenção ao Suicídio e Automutilação. A primeira parte do evento foi realizada na última quinta (10). O tema é “Esperança em meio à crise: como superar a depressão e a ansiedade pós pandemia”. Dênis Bezerra, Jaziel Pereira, Genecias Noronha, Heitor Freire e José Guimarães são os cearenses que participam do grupo.

Fique esperto

Covid-19: um infectado transmite para menos de uma pessoa em Fortaleza, diz  secretário da Saúde - Metro - Diário do Nordeste

Fala do secretário de Saúde do Ceará, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (acima), o “Dr. Cabeto”, sobre a covid-19: “Em nenhuma região do Estado há acréscimo do número de casos nem do número de óbitos, mesmo com o aumento da testagem, com cerca de 13 mil exames por dia. O que temos é uma realidade epidemiológica bem clara de redução dos casos e mortes semanalmente”. A declaração serve para orientar o cidadão sobre os joguetes eleitorais que podem ser tentados na disputa que está começando.

Novidade
Nunca antes na história do município de Barreira, no Interior do Ceará, uma mulher foi candidata a prefeita. Mas podia-se argumentar até que Barreira é muito jovem, tem apenas 33 anos desde quando foi emancipada de Redenção. Podia-se, você leu bem. Agora, o débito da cidade com a voz feminina está sanado: a médica e professora Auxiliadora Fechine foi lançada postulante pelo PSD.

Frente a frente
O ingresso de Auxiliadora, com discurso direitista, na corrida eleitoral deve dar um fôlego interessante às discussões políticas de Barreira, que fica a 72 quilômetros de Fortaleza. Não por pressupor um choque de gêneros – ou somente isso -, mas por distinções ideológicas mesmo. É que o outro lado está o atual prefeito, Antonio Alailson Oliveira Saldanha, que é do PT.

Essencial

Larissa Gaspar, política

Partiu do gabinete da vereadora Larissa Gaspar (PT, foto acima) projeto que busca a implementação na Guarda Municipal de Fortaleza de coordernadoria permanente para formação em Direitos Humanos e Cidadania. Pensando bem, todo e qualquer órgão público voltado para a segurança deveria ter um serviço assim.

Canal
Eu e a jornalista Eveline Frota abrimos canal na plataforma Youtube. Chama-se Coluna da Hora. Temos postando nesse espaço vídeos com análises, entrevistas e variedades. A estreia apresentou entrevista com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e o segundo episódio foi com a jornalista cearense Caroline Ribeiro, hoje baseada em Lisboa (Portugal). O terceiro entra no ar hoje, com a especialista em finanças Milena Teles. Todos estão disponíveis. O endereço, para você se inscrever e acionar o sino de notificações, é esse.

Ao vivo
Também às terças e quintas-feiras realizamos lives no Instagram. A marca “Coluna da Hora” está mantida nessa proposta – em referência a um ponto histórico do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos pontualmente às 17 horas e, enfim, ao tempo de uma hora exata que tem o nosso encontro com os internautas. Pode-se acessar e participar das lives da Coluna da Hora por meio dos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Vai saber

Surgiu nas redes sociais uma pergunta: “Essa quantidade exagerada de tinta no cabelo que a Cristiane Brasil usa é estratégia de disfarce?”

Dê um alô
Você pode fazer contato a gente. O Portal InvestNE disponibiliza o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789. Chegue junto!

Deixe uma resposta