Mais de 2,1 mil manifestações são atendidas pela Ouvidoria do TCE-CE nos últimos dois meses

A Ouvidoria do TCE Ceará contabilizou, de 1º de julho a 31 de agosto, 2.129 manifestações recebidas, entre solicitações de informações, problemas técnicos e comunicações de irregularidades. O número representa o desempenho de 98,74% de atendimentos no setor.

No bimestre (julho/agosto 2020), foram recebidas 995 demandas por telefone, 579 por e-mail, 463 pela internet via sistema online e 92 de forma presencial. Desse total, a Ouvidoria recebeu 1.609 solicitações de informações, 321 problemas técnicos, 67 reclamações e críticas, 86 comunicações de irregularidades, 25 elogios e 21 sugestões. Os contatos foram feitos por 1.309 cidadãos, 601 servidores públicos e 219 gestores.

Dentre as demandas recebidas, as mais recorrentes foram sobre cadastro no Sistema Ágora – de prestações de contas anuais estaduais-, no Portal de Serviços Eletrônicos (e-TCE), no Sistema de Análise de Ordens de Pagamentos (SAOP), e sobre a transmissão no Sistema de Informações Municipais (SIM).

O tempo médio de atendimento, apurado pelo sistema informatizado, indica que a Ouvidoria levou, em média, 0,9939 dia (menos que um dia) para atendimentos no âmbito da própria unidade, e demandou 3,0277 dias quando dependeu de respostas dos demais setores do TCE Ceará.

Para o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire, os números evidenciam uma boa percepção dos usuários na priorização dos meios virtuais, em atendimento às recomendações das autoridades sanitárias. “A interação com as unidades do Tribunal tem sido preponderante para a fluidez e o retorno tempestivo, refletindo positivamente para consolidar a confiança de quem utiliza os serviços oferecidos pelo TCE”, afirmou.

Retomada do atendimento presencial

Desde o dia 1º de julho, a Ouvidoria do TCE Ceará retomou o atendimento ao público externo, de forma presencial. Para garantir segurança a todos, minimizando os riscos de contágio com o Coronavírus, os atendimentos presenciais no setor estão restritos a duas pessoas por vez. A ação está prevista no Plano de Retomada das Atividades Presenciais do Tribunal.

Deixe uma resposta