A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 19.09): a primeira relação de encrencados já está com a Justiça Eleitoral

TRE já dispõe de lista de gestores inelegíveis

TCE Ceará inicia retomada gradual dos serviços presenciais a partir da  próxima segunda-feira (15/6) – Ceará Agora


O Tribunal de Contas do Ceará cumpriu o que lhe cabe. E já repassou à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral a lista de gestores encrencados com prestações de contas. Saiba: no Estado inteiro há um batalhão de inelegíveis. A relação contém 5.279 processos, dos quais 5.225 são do âmbito municipal e 54 da esfera estadual. Entre esses, há 3.036 pessoas que tiveram contas desaprovadas. Não sobrou um só dos 184 municípios cearenses fora desse índex – todos, todos mesmo, têm representantes no grupo. Prestações de Contas de Gestão, Tomadas de Contas Especiais, Tomadas de Contas de Gestão, Denúncias e Provocações são as categorias processuais (ou “espécies processuais”, como se diz no jargão do TCE) dos citados à procuradora Lívia Maria de Sousa e ao desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Essa turma tem rolos desde 2012. Não se cruzaram ainda os dados do TCE com os nomes dos candidatos que os partidos estão enviando ao TRE. A lista completa do Tribunal de Contas completa está aqui.

Pode haver novidades
Mas cabe observar: a relação remetida pelo TCE pode ser alterada. É que há decisões a serem lavradas em processos administrativos ou judiciais e o prazo legal para a atualização e o envio da lista termina só no próximo dia 26.

Bastaram 24 horas
Um dia depois de operação do Ministério Público e da Polícia Civil que cumpriu 17 mandados de prisão e busca e apreensão contra policiais civis e militares suspeitos de crimes no Ceará, o deputado Noélio Oliveira (Pros), o “Soldado Noélio”, pôs para tramitar na Assembleia Legislativa projetos que revogam dispositivos do Código Disciplinar da PM e dos Bombeiros.

Impunes venceremos
Um dos projetos de Noélio elimina o recolhimento transitório, estabelecido para militares com processos. O outro trata do impedimento de militares em atividades externas, como a de segurança particular. Em ambos os casos, só é privilegiado um aspecto: a impunidade.

A Garota de Ipanema vai ficar vermelha

Os segredos por trás dos milhões de dólares que a China distribui em ajuda  pelo mundo - BBC News Brasil


A China, veja só, está batendo na cara do governo de Jair Bolsonaro com luva de pelica. E vai celebrar o 71º aniversário da fundação da República Popular com um concerto musical a ser gravado ao vivo e transmitido para o Brasil em 3 de outubro, às 20h do horário de Brasília. A pauta inclui o clássico bossanovista “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Morais e Tom Jobim. É o canal por assinatura Music Box Brazil que vai exibir o programa.

Lixo político
O projeto é inédito e busca fortalecer os laços de reciprocidade, amizade e integração artística entre os dois países, ameaçados por lances de inquestionável estupidez política. E olha que o então ministro da Educação do Brasil, aquela inutilidade batizada de Abraham Weintraub, o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro – que é deputado federal por São Paulo -, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, já trataram de jogar porcaria no ventilador em mais de uma ocasião.

União pela arte
O festival apresentará um remix denominado “Fragrância nos céus”, unindo “Garota de Ipanema” (1962) à composição folclórica chinesa “Flor de Jasmim”, uma das mais regravadas naquele país e criada no reinado do imperador Qianlong (1735-1796). Ainda estão na pauta “Chega de Saudade” (também de Vinícius e Tom) e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

No YouTube
A jornalista Eveline Frota e eu fundamos canal de vídeos na plataforma Youtube. Chama-se a Coluna da Hora. Postamos ali análises, entrevistas e variedades. A estreia foi com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o segundo programa teve a jornalista cearense Caroline Ribeiro, baseada em Lisboa (Portugal). O terceiro trouxe a especialista em finanças Milena Teles. Entra no ar hoje mais um episódio, agora com o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, a partir das 11 horas. Todos estão lá disponíveis. O endereço, para acionamento das notificações, inscrições e compartilhamentos, é este.

Apoio

Mapa Cultural do Ceará - André Reis - Mapa Cultural do Ceará

O Canal Coluna da Hora tem edição e direção de imagens de André Lima (foto), que também é psicólogo e gaitista dos mais bacanas. Contamos, ainda, com parceria da Adriano Azevedo Escola de Música.

Ao vivo
E sempre às terças e quintas-feiras veiculamos lives no Instagram. A marca “Coluna da Hora” está preservada nessa proposta – em referência a um ponto histórico importante do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos pontualmente às 17h e, enfim, ao tempo de uma hora exata que tem o nosso encontro com os internautas. Pode-se acessar e participar das lives da Coluna da Hora por meio dos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Dê um alô
Faça contato a gente. O Portal InvestNE tem o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta