A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 08.10): Um guia para o prefeito que quer apoiar empreendedores

As eleições, o empreendedorismo e os desafios do desenvolvimento e da retomada da economia

Edifício-sede do Sebrae Ceará recebe certificação “A” em Eficiência  EnergéticaVivagreen


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE) está dando um passo importante não apenas no sentido de qualificar o debate eleitoral, mas de qualificar os próprios protagonistas desse debate – os candidatos. É que será lançado amanhã um plano de desenvolvimento para as cidades do interior cearense. Chama-se “Guia do Candidato Empreendedor”. Trata-se de uma medida que, embora desvinculada de conteúdos ideológicos, é essencialmente política, econômica e técnica. Assim, afinal, o Sebrae visa a alargar o apoio aos pequenos negócios dos municípios. Num quadro em que o desenvolvimento e a retomada de capacidades são importantes desafios, a ideia ganha ares especialmente relevantes. O Guia é destinado aos candidatos e candidatas às eleições deste ano, e apresenta o tema empreendedorismo como alternativa ao fomento da economia. O Sebrae define a iniciativa como uma busca de “conscientizar os futuros administradores municipais sobre a necessidade de melhorar o desenvolvimento local”.

Passo-a-passo
A publicação relaciona 10 passos e 100 ações que podem ser compromissos das prefeituras para promover o desenvolvimento das cidades. Esses degraus começam no aumento da geração de renda. E incluem a ampliação do emprego e, principalmente, de novas oportunidades de negócios.

Mais um
O governador Camilo Santana (PT) está com covid-19 e se recolheu em casa, seguindo os protocolos de isolamento. Isso o afasta, além do gabinete do Palácio da Abolição, da campanha de José Sarto (PDT) a prefeito de Fortaleza. E isso é grave? Nem tanto. A presença do governador seria mais demandada no segundo turno. Na primeira fase da campanha, outros apoiadores – inclusive o prefeito Roberto Cláudio e vereadores e postulantes a vereador – serão mais acionados.

Etapas

Ciro diz que Cid Gomes não corre risco de morte | Jovem Pan


Espera-se que nomes como o próprio Camilo e os irmãos Cid e Ciro Gomes (acima), referenciais no cenário político de Fortaleza, entrem em campo com mais intensidade no segundo turno. É nessa etapa que, tradicionalmente, confirmam-se os trechos mais relevantes das propostas e do programa de governo.

Cifrões
Camilo está com covid? Está, mas não deixou de encaminhar pautas ao Legislativo. São dele dois projetos lidos hoje no plenário da Assembleia. Um, autoriza a criação de crédito especial de R$ 50,5 milhões para diferentes secretarias estaduais. Outro, autoriza o Executivo a tomar emprestados US$ 60 milhões na Corporação Andina de Fomento (CAF) para financiar Programa de saneamento nas localidades litorâneas do Ceará.

Xadrez
Um terceiro projeto de Camilo Santana cria o Conselho Estadual de Segurança Pública, o que enfraquece politicamente a retórica aterrorizante de segmentos que se nutrem da violência e das demandas da segurança.

Depois de devagar, devagar – quase parando
A entidade que reúne fabricantes de automotores, a Anfavea, divulgou relatório em que aponta que a produção de veículos teve aumento de 4,4% em setembro. Melhorou o índice? Melhorou, mas nem tanto. É que o nível ficou 11% abaixo do registrado no mesmo período de 2019. Isso indica que o setor está reacelerando, mas sem força.

YouTube
Aliado à jornalista Eveline Frota, lancei canal de vídeos no YouTube. É a “Coluna da Hora”. O foco são análises, entrevistas, variedades e clipes musicais. O editor e diretor de imagens é André Reis (foto abaixo).

Mapa Cultural do Ceará - André Reis - Mapa Cultural do Ceará

Listão
A estreia contou com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o segundo episódio trouxe a jornalista cearense Caroline Ribeiro, atualmente baseada em Lisboa (Portugal). O terceiro convidou a especialista em finanças Milena Teles e o quarto teve o secretário Artur Bruno (Meio Ambiente do Ceará). No quinto episódio, recebemos o presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, João Mário de França. No sexto episódio, recebemos o senador Luís Eduardo Girão (Podemos).

Vem aí
Sábado próximo traremos, a partir das 11 horas, o ex-secretário da Segurança do Ceará, André Costa (foto acima). Inscrições, comentários e acionamento das notificações: https://www.youtube.com/colunadahora.

300 agentes da Força Nacional devem ser remanejados para o Ceará, diz  secretário | Ceará - Últimas Notícias do Ceará | O POVO Online

Ao vivo
Às terças e quintas-feiras mantemos lives no Instagram, também com a marca “Coluna da Hora”, em referência a um ponto histórico do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos sempre às 17 horas e ao tempo de uma hora exata do nosso encontro com internautas. Pode-se acessar e participar da Coluna da Hora no Instagram pelos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Olá!
Dê um alô pro Portal InvestNE. Usamos o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta