A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 10.10): Vice-presidente serve para elogiar torturador? Para dizer que tudo vai bem quando tudo vai mal?

Um vice-presidente do outro mundo

Leonardo Rossatto on Twitter: "Confesso que tive uma momento de alegria  incontida em saber que o vice presidente Hamilton Mourão sofreu por causa  do meu time em 30 de junho de 2004.


O título deste texto poderia servir a um daqueles mistos de comédia e terror muito ao gosto dos norte-americanos, como os que a Rede Globo exibe com muita frequência nas tardes de domingo. Antes fosse. Em vez de ficção metida a engraçada, isso, na verdade, é um drama trágico vivido pelos brasileiros. O protagonista é o vice-presidente da República, um general chamado Hamilton Mourão que, estimulado poucos anos atrás pelos baixos índices de popularidade da então presidenta Dilma Rousseff (PT), resolveu, confundindo política com ordem unida, se meter no Poder Executivo. E deu certo. Em vez de se qualificar como líder entre os militares que ocupam cargos estratégicos no País, Mourão preferiu tentar se fazer de gaiato. Contumaz expelidor de frases pretensamente espirituosas, ele gosta de ostentar máscaras faciais contra a covid-19 com o escudo do Flamengo e saiu-se com essa pérola esta semana: “Já curamos mais de 4 milhões de pessoas (da covid-19) aqui no Brasil. Portanto, acho que, apesar desse número de casos e de mortes, lidamos muito bem com essa crise pandêmica.” O tal número de mortes a que se refere, com menosprezo ímpar, é o que soma 150 mil compatriotas dele. Também foi Hamilton Mourão quem, no mesmo mote do chefe, o capitão Jair Bolsonaro, elogiou publicamente o único brasileiro processado por ser torturador: Carlos Alberto Brilhante Ustra. Psicopata que matava e espancava para satisfazer a um regime de terror que ainda hoje espanta pelo (mau) caráter desumano e sanguinário, Ustra foi definido como “homem honrado” pelo vice. O fato é que não há distinção moral nítida entre o atual vice e o anterior, Michel Temer – o comandante do golpe que demoliu a democracia e desembocou no governo de hoje. Mourão acha que está “tudo bem” com a nação. Só se for o outro mundo em que ele habita.

Em pauta
O Estado do Sergipe está dando um bom exemplo ao Brasil todo. Partiu do governador Belivaldo Chagas a iniciativa de debater com vários segmentos o retorno das escolas públicas às aulas presenciais. A programação, assim como no País todo, foi suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus.

No peito
Sexta-feira próxima, o conselheiro Edilberto Pontes (foto abaixo), do Tribunal de Contas do Ceará, receberá a medalha José Moreira da Rocha, em reconhecimento a colaboração para o desenvolvimento das atividades da Casa Militar do Governo do Estado. Edilberto foi presidente do TCE-CE.

Edilberto Pontes é reconduzido à presidência do TCE

Responsabilidade nas mãos
Em dias de pandemia, estando o Brasil na trágica marca das 150 mil mortes causadas pela covid-19 e pela inoperância do governo federal, não custa lembrar: amanhã é o Dia Internacional de Lavar as Mãos. Houvesse mais atenção a esse ato prosaico, e mesmo a divulgação pelas (des)autoridades que comandam o País, teriam números menos graves para observar.

YouTube
Está a pleno vapor o canal de vídeos “Coluna da Hora”, no YouTube. É lá que eu e a jornalista Eveline Frota fazemos análises e entrevistas e apresentamos variedades e clipes musicais.

Vem aí
Teremos hoje (sábado, 10.10) o delegado da Polícia Federal André Costa, ex-secretário da Segurança do Ceará. Inscrições, comentários e acionamento das notificações: https://www.youtube.com/colunadahora.

Ao vivo
Às terças e quintas-feiras fazemos lives no Instagram, também com a marca “Coluna da Hora”, em referência a um ponto histórico do Centro de Fortaleza, ao fato de começarmos sempre às 17h e ao tempo de uma hora exata do nosso encontro. Pode-se acessar e participar da Coluna da Hora no Instagram pelos perfis @evefrota ou @robertoamaciel.

Água!

Rio Jaguaribe (Aracati) - ATUALIZADO 2020 O que saber antes de ir - Sobre o  que as pessoas estão falando - Tripadvisor


A agenda de terça-feira próxima sai das atuais querelas eleitorais e entra no campo dos recursos hídricos. É que o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará promoverá seminário regional sobre as bacias hidrográficas do Curu e do Litoral. O tema é essencial para o desenvolvimento econômico e social de diferentes regiões do Ceará. O evento será virtual, pela plataforma Zoom, e integra a programação do Pacto pelo Saneamento Básico, começando às 14 horas.

Mano a mano
Os municípios de Alcântaras, Apuiarés, Cascavel e Martinópole ganharam brinquedopraças do Governo do Ceará. Todas estalando de novas. E dando mostra importante de equilíbrio regional. Das 111 unidades inauguradas, 14 estão em Fortaleza e 97 ficam no Interior.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20109_BP-CASCAVEL_ARI2529.jpeg

Olá!
Dê um alô pro Portal InvestNE. Usamos o e-mail portalinvestne@gmail.com e o número de WhatsApp +55 85 99855 9789.

Deixe uma resposta