Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregam reforma de complexo de lazer no bairro Panamericano

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), entregaram nesta terça-feira (27/10) a reforma da Praça Mauá às famílias do bairro Panamericano (Regional IV). Com a inauguração, moradores passam a contar com um novo complexo de lazer, trazendo mais opções de esporte, lazer e cidadania. A requalificação faz parte do projeto Juntos por Fortaleza, parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza.

“Estamos fazendo mais uma entrega de obra importantíssima para a Comunidade do Panamericano, que é a Praça Mauá. Ela, talvez, simbolize o significado de um espaço público completo. Ela era uma praça que se encontrava em um estado muito precária de conservação e, em uma ação compartilhada com recursos do Governo do Estado e do Município, se transforma em um complexo de cidadania”, declarou o Prefeito, ressaltando que essa política de lazer previne ainda a violência, além de estimular uma cultura de paz, respeito e oportunidades.

O equipamento recebeu reforma da quadra poliesportiva, Academia ao Ar Livre, quadra de basquete, mesa de jogos, novos bancos, pintura, piso podotátil e iluminação branca, que garante mais segurança.

Outras novidades são a ampliação da Areninha e um cachorródromo. Além disso, o espaço conta com uma estação do Bicicletar e uma do Mini Bicicletar, garantindo bicicletas compartilhadas para adultos e crianças.

As crianças de dois a 12 anos ganharam, ainda, a 15ª Brinquedopraça da Capital, que é cercada, tem área de 240m², piso anti-impacto, além de oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

A Praça Mauá também passa a contar com um quiosque do Projeto Leitura da Praça. Esse é o 35º equipamento do projeto, idealizado pelo Gabinete da Primeira-Dama Carol Bezerra e que tem por objetivo  despertar o interesse das crianças e adolescentes pelos livros. O Leitura na Praça já está presente em todas as Regionais de Fortaleza.

Para garantir a segurança dos frequentadores e moradores do bairro, no último mês de setembro, o prefeito Roberto Cláudio já havia inaugurado uma Célula de Proteção Comunitária na Praça Mauá. O 10º equipamento do tipo na Capital conta com vigilância 24h, sob operação de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) em parceria com outros órgãos de Segurança Pública.

O objetivo da requalificação da Praça Mauá é possibilitar mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, promover mais segurança aos moradores, como explicou Camilo Santana. “Uma das ações mais importantes é a ocupação e a revitalização dos espaços públicos. Quando iluminamos bem, oferecemos opções de lazer, a gente possibilita não só que as famílias se reúnam, mas também a prevenção da violência. O combate à violência é feito com policiamento, inteligência, ação policial, mas também com ações de prevenção”, disse.

Programa de Requalificação de Praças

Esta é a 37ª praça da Regional IV reformada pela Prefeitura de Fortaleza. Como parte do maior programa de requalificação de praças do município, a administração reformou, de 2013 a 2018, mais de 300 praças na cidade. Mais de 150 praças já foram entregues do ano passado até agora e cerca de outras 40 estão em andamento até o final do ano.

Deixe uma resposta