Boas práticas de governança são fundamentais para atrair investidores para startups e fintechs

A Grant Thornton Brasil, empresa especializada em consultoria e auditoria, vem investindo também no ecossistema de Startups e Fintechs, no qual desenvolveu um braço específico de sua consultoria empresarial para apoiar na construção e implementação   de planos de negócios e estruturas de governança e gerenciamento de riscos adaptadas à realidade das novas empresas.

Alguns cases nos últimos meses mostram que a multinacional tem colaborado com o desenvolvimento de empresas que estão em processo de escalada de suas operações e buscam se estabelecer em seus mercados a partir de boas parceiras. Um exemplo disso é a parceria da Grant Thornton com a Conta Black, uma fintech destinada a soluções financeiras para públicos das classes C, D e E.

De acordo com Thiago Brehmer, líder de serviços financeiros da Grant Thornton, “a consultoria vem auxiliando a Conta Black desde a discussão inicial com relação a estrutura de suas operações, produtos e serviços, assessoria na construção do plano de negócios, suporte para parcerias estratégicas, entre outras iniciativas fundamentais para a Fintech”, segundo o executivo.

“Contar com a parceria e dedicação da Grant Thornton foi fundamental para o nosso processo de crescimento. Para qualquer fase de uma startup, é extremamente importante contar com esse olhar que agrega experiência de mercado e visão estratégica”, afirma Sérgio All, CEO da Conta Black

A multinacional também foi fundamental para a Líber Capital, uma plataforma de antecipação de recebíveis que conecta fornecedores a uma rede de financiadores. Com a Líber Capital, a Grant Thornton auxiliou na avaliação e mapeamento de risco de todo o negócio e, a partir disso, possibilitou toda a revisão e estruturação do processo de governança corporativa da empresa, mitigando riscos e possibilitando que a empresa focasse ao máximo no desenvolvimento de suas operações. Sua certeira cresceu 22 vezes no último ano. 

“A Grant Thornton nos auxiliou a reforçar nossa governança e aprimorar nossa estrutura de gestão de riscos e controles. A experiencia foi muito positiva, agregou valor ao negócio e também na percepção dos nossos investidores“,  Victor Stabile, CEO da Liber Capital.

Outro case de sucesso foi o trabalho desenvolvido com a HDT Digital, uma Fintech na área de meios de pagamento que atua com bastante inteligência e soluções bastante tecnológicas e diferenciadas, principalmente em clientes do setor de varejo. Brehmer explica que no caso do HDT Digital, a Grant Thornton de uma forma extremamente multidisciplinar, o que é uma marca registrada da Grant Thornton. “Auxiliamos deste a definição de processos internos e avaliação dos principais riscos e controles, apoiamos na avalição do desenho e escalabilidade dos produtos, na definição da estrutura societária e fiscal e também na elaboração do plano de negócios, de modo que a Fintech pudesse tangibilizar suas estratégias e viabilizar parcerias e outras ações para o desenvolvimento de seu negócio” disse Brehmer . 

“A HDT Digital tem como premissa construir um negócio diferenciado no mercado de meios de pagamento e para isso busca sempre atuar com parceiros renomados. A Grant Thornton nos ajudou em diversas frentes, realizando um trabalho de alto nível técnico e com o envolvimento de profissionais bastante seniores. Atuaram sempre de forma muito próxima e parceria em todo o processo o que agregou muito valor e contribuiu com a estruturação de nosso negócio”, afirma Agnaldo Freire, CEO da HDT digital.

“É uma demanda crescente dos investidores que as Fintechs e Startups estejam cada vez mais estruturadas, com planos de negócios bem definidos e principalmente com boas práticas de governança e gerenciamento de riscos. Quando se está iniciando um novo negócio, é essencial contar com alguma expertise na organização desses pontos para conseguir atrair bons investidores”, afirma Thiago Brehmer ao explicar como a Grant Thornton tem crescido com serviços e produtos para Fintechs e Startups.

Deixe uma resposta