Seis perguntas para os candidatos das eleições municipais

Em vista das eleições deste ano, com o primeiro turno marcado para 15 de novembro, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está convidando veículos de imprensa a fazer perguntas aos candidatos a prefeito e vereador sobre como eles pretendem, dentro das atribuições dos poderes municipais, criar cidades mais inteligentes e sustentáveis, assim como promover a conservação da natureza.

Para contribuir o debate desta temática, a Fundação Grupo Boticário propõe as seguintes questões, elaboradas com base em necessidades atuais das cidades brasileiras e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

1)    A conservação do meio ambiente ganhou destaque com o advento da pandemia e do debate de suas causas e efeitos. Como o(a) candidato(a) avalia que a gestão municipal pode contribuir para a conservação da natureza nos municípios?

2)    Cada vez mais cidades no mundo têm se comprometido com planos de retomada verde. Sabendo que a natureza é importante geradora de emprego e renda, como o(a) candidato(a) pretende integrar a conservação do meio ambiente aos setores produtivos da economia municipal?

3)    As cidades sofrem todos os anos com enchentes, no período de chuvas, e falta d´água, na estiagem. A infraestrutura verde já é reconhecida como uma solução bastante eficiente para auxiliar no combate a esses problemas, empregada em algumas grandes cidades com sucesso, como Wellington (Nova Zelândia), São Francisco e Califórnia (Estados Unidos), Edmonton (Canadá), Bristol (Reino Unido) e Curitiba (Brasil). De que forma o(a) candidato(a) pretende enfrentar essas questões? A infraestrutura verde é uma alternativa considerada no seu plano de governo?

4)    O município é responsável por uma grande parcela da rede de ensino, especialmente do Fundamental. O(a) candidato(a) considera importante fortalecer a educação ambiental na grade das escolas municipais?

5)    Qual sua proposta para ampliar e conservar as áreas verdes no município, considerando que elas comprovadamente colaboram para a saúde e o bem-estar da população?

6)    Os transportes representam uma parcela significativa das emissões de gases do efeito estufa no mundo. Quais estratégias de mobilidade urbana o(a) candidato(a) planeja adotar?

Deixe uma resposta