Artista faz sucesso com curso para ensinar a desenhar animes e mangás

⇒ Curso Método Fan Art 2.0 da Mayara Rodrigues Funciona? » 2020 «

O ofício do desenhista muitas vezes vem de um hobby, o que é algo muito positivo quando se trata de amar o que se faz e desenvolver essa habilidade ao longo do tempo. Ainda assim, é uma profissão que precisa de prática constante para ser desenvolvida, por isso características como paciência e persistência são extremamente importantes para alcançar os objetivos.

No caso de Mayara Rodrigues, artista e professora de desenho, foram anos de aperfeiçoamento sem a tutela de professores ou profissionais da área, e sim com revistas que indicam e ensinam técnicas de desenhos. Segundo ela, a busca pela profissionalização foi a parte mais difícil. “Sempre foi muito complicado conseguir informações sobre a profissão. Quando exercida de modo mais ‘tradicional’, por exemplo, não havia maneira de se inserir no mercado ou conseguir contatos, fazer trabalhos remunerados e ser divulgado. Conseguir cursos próximos ou na internet também não era algo simples”, relata.

Atualmente, as redes sociais criaram o espaço necessário para diversas profissões crescerem e profissionais da arte exporem seus trabalhos ao público.

Algumas características são importantes para seguir esse caminho. Mayara conta que é necessário ter consistência, dedicação e organização, afinal para alcançar um traço perfeito é  preciso desenhar todo os dias, ao menos vinte minutos, para pegar no papel e no lápis, além da organização para não perder o foco. “Para desenhar é preciso as duas primeiras, e para trabalhar é necessário adicionar a terceira, pois geralmente o trabalho é feito em casa e sem companhia, então é muito fácil se distrair e procrastinar os afazeres”, conta.

A organização também é fundamental, tanto quando se trata de horários quanto ao ambiente. Pausas ajudam a evitar dores e dessa forma é possível manter a constância com o processo do desenho. Um lugar calmo e materiais arrumados também podem ajudar.

Embora muitas pessoas acreditem que artistas nascem com talento ou dom para realizar suas obras, na verdade é necessário aplicar bastante tempo no aprendizado. No caso de Mayara, ela passa de seis a oito horas desenhando, algo que normalmente depende do grau de dificuldade do desenho, além do estado físico e emocional, que podem impactar no desempenho da atividade.

A persistência a levou por um caminho de sucesso. Atualmente, Mayara ministra o curso Método Fan Art na internet, que já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e também mostra o desenvolvimento de desenhos em seu canal no youtube para mais de um milhão de inscritos. “Para mim o desenho é uma extensão da minha mente e dos meus sentimentos. Eu posso expressar tudo o que penso e sinto através do desenho. Procuro fazer coisas que tenham valor sentimental, coisas que eu realmente gosto”, ela finaliza.

Deixe uma resposta