Recuperação de dívidas é o tema do novo episódio do Serasa Experian Podcast

O novo episódio do Serasa Experian Podcast aborda um tema fundamental para empresas que desejam ter um fluxo de caixa equilibrado: a recuperação de dívidas. Nesta quarta edição do programa, a diretora de Soluções de Cobrança da Serasa Experian, Patrícia Iyama, fala sobre o assunto, destacando as mudanças que a pandemia da Covid-19 trouxe ao mercado e as diferentes formas de fazer a cobrança, de acordo com o perfil dos clientes.

A executiva explica que a chegada do Cadastro Positivo agregou elementos à base de dados das empresas, fazendo com que fosse necessária a utilização de recursos tecnológicos para analisar e transformar esses insumos em inteligência. “Temos utilizado muito o dado positivo nos modelos de scorings para ajudar na segmentação da carteira de inadimplentes. Com o maior volume de informações disponíveis e desafios econômicos é praticamente impossível que uma empresa consiga agilizar a cobrança sem o uso de analytics para direcionar as ações. Modelos estatísticos ajudam a identificar clientes com maior potencial de quitar seus compromissos financeiros e priorizar as dívidas com aquele credor”, afirma Patrícia.

O episódio ainda aborda as práticas de cobrança, que devem começar antes do consumidor se tornar inadimplente. Segundo a especialista, é preciso que diferentes áreas atuem em conjunto para identificar a melhor forma de contato com quem está com contas em aberto. “A pandemia só acelerou e fortaleceu os canais mais digitais de cobrança, mas alguns clientes não gostam de interagir com bots, por exemplo. Hoje é possível usar algoritmos com inteligência artificial para adaptar a régua de cobrança de acordo com essas preferências, tornando o processo de cobrança mais personalizado e assertivo”, finaliza.

O episódio também traz dicas para ajudar os empresários na hora de fazer uma cobrança e tendências para os próximos anos. O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em https://www.serasaexperian.com.br/podcast . Além do site da empresa, é possível  ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como SpotifyApple PodcastsDeezerGoogle Podcasts e Pocket Cast.

Deixe uma resposta