Avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza, chega a 85% da reforma executada e tem tráfego liberado

a foto mostra o canteiro central da avenida desembargador moreira

Com o avanço das obras de pavimentação da Av. Desembargador Moreira, as pistas que estavam parcialmente bloqueadas, tiveram tráfego liberado em toda a sua extensão. A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) segue com obras na região realizando os serviços de construção de calçadas, ciclovia, urbanização e iluminação. A obra de requalificação viária da Avenida Desembargador Moreira, que está com 85% de execução, corresponde ao trecho entre as avenidas Pontes Vieira e Abolição, deve ser concluída até janeiro de 2021.

Considerada via de conexão da região hoteleira ao aeroporto, a Av. Desembargador Moreira é tida como a principal porta de entrada da cidade para os turistas que desejam conhecer ou se hospedar próximo às praias de Iracema e Beira-Mar. Com as obras, a região passará a contar com nova pavimentação asfáltica, calçadas com piso intertravado, rampas de acessibilidade, nova sinalização, reforma do canteiro central, pavimento em concreto nos pontos de ônibus, nova iluminação e paisagismo. A via ganhará um trecho com amplo e colorido calçadão, priorizando o pedestre e melhorando a utilização dos espaços, já que o mesmo será integrado às novas calçadas da Praça Portugal, na esquina com Dom Luís.

Com orçamento de R$ 11,2 milhões, as obras foram divididas em três trechos, levando em consideração as áreas e necessidades específicas da via, como rede hoteleira, comercial e residencial. Confira as intervenções realizadas em cada trecho:

a foto mostra uma calçada na avenida desembargador moreira

Trecho 1

A Av. Desembargador Moreira, no trecho entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Pontes Vieira, passou por obras de requalificação viária com a retirada do antigo pavimento e implantação de novo asfalto. Houve ainda a reconstrução do canteiro central, reforço na sinalização, instalação de itens de acessibilidade e pavimento em concreto nos pontos de ônibus.

Trecho 2

Neste trecho, entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Dom Luís, foi realizada a substituição de todo o asfalto da via por piso intertravado (blocos em concreto) para facilitar o escoamento da água, além de melhorar a sensação térmica da via. A urbanização desta extensão da avenida se conectará ao trecho 3 que também tem pavimento em blocos de concreto.

Trecho 3

Entre as avenidas Dom Luís e Abolição a avenida passou por reforma no pavimento, que passou a ser intertravado, além de reforma do canteiro central. As obras continuam no local com a construção de uma ciclovia e calçadão, em frente à Empório Delitalia. O amplo e colorido calçadão foi inspirado nas ruas de Santiago, no Chile, um convite para o pedestre caminhar e ficar. O local ganhará ainda paisagismo, mobiliários urbanos e nova iluminação. Com a urbanização, a avenida passou a operar em mão única, no sentido sertão/praia, com duas faixas de tráfego. Com a mudança, os veículos poderão acessar as ruas Osvaldo Cruz e Barbosa de Freitas para seguirem no sentido praia/sertão.

Deixe uma resposta