Cariri cearense recebe pré-estreia de temporada da série “Nós no Batente”, com Mestre Aldenir e Reisado

O Porto Dragão, instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar, que integra o Hub Cultural do Ceará, produz e lança a segunda temporada do programa “Nós no Batente”, série documental com foco os interiores e outras centralidades da arte cearense, compartilhando vivências e potências criativas.

Assim como na primeira temporada, 12 grupos e artistas em 12 episódios mostram um panorama do viver de arte através de entrevistas e criações. Um convite a conhecer e pensar em quem está no batente do fazer artístico desta vida que segue, junto ou separado, nessa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo. O programa está sintonizado com o mix de estratégias do Hub Cultural do Ceará, que pauta estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense. 

SOBRE A PRÉ-ESTRÉIA NO CARIRI

A segunda temporada do programa Nós no Batente tem pré-estreia especial no Cariri, hoje (5 de dezembro), diretamente do terreiro do Mestre Aldenir, com o episódio que conta a história deste Mestre da Cultura, famoso pela sua atuação como Mestre de reisado.  A estreia oficial acontece na quarta-feira (9/12) às 19h30 no canal do Youtube do Porto Dragão. No canal, é possível conferir todos os episódios da primeira temporada do programa.

O primeiro episódio será exibido no terreiro de Mestre Aldenir, no Cariri e contará com a presença do Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, o superintendente do Porto Dragão – Hub Cultural do Ceará, João Wilson Damasceno e da Coordenadora da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira/Escritório Regional de Cultura do Cariri, Dane de Jade, além da homenagem a Mestre Raimundo Aniceto, que faleceu em outubro deste ano, apresentação da Banda Cabaçal – Irmãos Aniceto e a entrega do prêmio Sereia de Ouro.
SOBRE O MESTRE ALDENIR 

“Peço a Deus, todo dia, para me dar saúde para manter esses grupos. Aquilo que a gente gosta, a gente faz com tanto amor e o amor não é a gente que dá, nem é ninguém. Ele vem saindo de dentro da gente. É natural, porque as coisas só prestam se forem assim”, assim fala Mestre Aldenir, que com mais de 80 anos, é titulado Mestre da Cultura do Ceará com larga tradição no reisado, que herdou de família. Atua na coordenação do Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir Aguiar, em atividade há mais de 50 anos, sendo um dos mais tradicionais da região do Cariri.


EXIBIÇÃO DA SEGUNDA TEMPORADA

Semanalmente, os 12 episódios da segunda temporada do Nós no Batente serão lançados às quartas-feiras, 19h30, no canal do Youtube do Porto Dragão. No primeiro semestre de 2021, assim como realizado na primeira temporada, a nova leva de episódios também ganhará exibição na TVC, através da parceria de difusão realizada com o Porto Dragão – Hub Cultural do Ceará.

– EP 01: Mestre Aldenir (Cariri) – 09/12/2020

– EP 02: Nego Gallo (Fortaleza) – 16/12/2020

– EP 03: Cia Balé Baião (Itapipoca) – 23/12/2020

– EP 04: Grupo Ninho de Teatro (Cariri) – 30/12/2020

– EP 05: Nóis de Teatro (Fortaleza – Bom Jardim) – 06/01/2021

– EP 06: Dona Zefinha (Itapipoca) – 13/01/2021

– EP 07: Arte Jucá (Inhamuns) – 20/01/2021

– EP 08: América Circo (Fortaleza) – 27/01/2021

– EP 09: Toca da Matraca (Sobral) – 03/02/2021

– EP 10: Abidoral Jamacaru (Cariri) – 10/02/2021

– EP 11: Orquestra Popular do Nordeste (Fortaleza) – 17/02/2021

– EP 12: Mangaio Cultural (Tianguá) – 24/02/2021


ACESSIBILIDADE
Todos os episódios contam com a janela de intérpretes de LIBRAS, áudio-descrição, notas proêmias, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.


SOBRE O PORTO DRAGÃO
O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense. 

Além do webinário Jornada de Pensamento, que aconteceu em outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e a primeira temporada do programa “Nós no Batente”, e o programa “Zona de Criação”, programa que prevê apoiar 25 projetos de diferentes linguagens e estilos (música, teatro, dança). Todos os trabalhos realizados pelo HUB colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

Deixe uma resposta