Com 87 ecopontos, Prefeitura de Fortaleza (CE) consolida gestão inteligente de resíduos sólidos

A Prefeitura de Fortaleza reforçou e modernizou a gestão integrada de resíduos sólidos executada na Capital. De 2015 a 2020, 87 ecopontos foram instalados em todas as Regionais. Os equipamentos estabelecem relação sustentável entre o cidadão e o meio ambiente por meio do incentivo ao descarte adequado do lixo produzido.

Até o final de novembro de 2020, mais de 276 mil toneladas de recicláveis foram descartadas corretamente pela população nos ecopontos. Nesses equipamentos são disponibilizadas estruturas adequadas para o recebimento de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. A logística inclui caçambas para coleta, além de estrutura administrativa direcionada às equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

Além de reduzir históricos pontos de lixo, a Prefeitura estimula o engajamento popular para a construção de uma Cidade cada vez mais limpa por meio dos programas Recicla Fortaleza e E-Carroceiro. Nessa perspectiva, mais de R$ 5,6 milhões foram pagos em troca de materiais recicláveis, entulhos e volumosos, contemplando cerca de 30.000 usuários e 1.600 carroceiros cadastrados.

Entenda

O Programa Recicla Fortaleza gera desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis. Já o E-Carroceiro beneficia a população pelo descarte correto de entulhos, restos de poda e móveis velhos, gerando crédito para ser utilizado nos estabelecimentos comerciais cadastrados de cada região.

Impactos positivos

“Os ecopontos e o ecopolo da Avenida Leste-Oeste são uma maneira inteligente e eficiente de lidar com os resíduos sólidos. Onde são estabelecidos, conseguem acabar com pontos de lixo em um raio de 300 metros. Além disso, ao se pagar pelo lixo coletado reciclável, cria-se, por meio de uma cultura de educação, o hábito de destinar o lixo a um local adequado, gerando inclusão pela renda”, destaca o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Deixe uma resposta