Comunicação estratégica é determinante para os negócios com a pandemia

A covid-19 trouxe muitas mudanças para os negócios. Entre as principais está a forma como as pessoas têm valorizado as empresas em relação às suas atitudes e posicionamentos, principalmente durante a pandemia. Por isso, saber se comunicar é essencial para gerar os resultados operacionais e financeiros que a marca precisa, especialmente nesse momento de crise.

“Quando as empresas passam por situações críticas, como as provocadas pelo coronavírus, é preciso recorrer a soluções criativas e em curtíssimos prazos para se manter ativa e sobreviver. Mas no mundo em que vivemos hoje, apenas isso não basta. É primordial comunicar, especialmente com o público-alvo da empresa, o que ela está fazendo ou pretende fazer. E é nesse momento que a comunicação estratégica e focada em negócios se destaca”, reforça Dino Bastos, CEO da Partners Comunicação Pro Business.

Segundo o executivo, não foi apenas a forma de consumir produtos e serviços que mudou, mas o valor percebido ou atribuído às empresas também. “O cliente tem valorizado, cada vez mais, o papel social e o propósito das marcas. Portanto, é essencial que as organizações estejam atentas a essa nova realidade. Além de um produto ou serviço de excelência, o consumidor atual exige que a marca tenha sinergia com os seus valores pessoais. Conseguir entender esses desejos e destacar isso para o seu público pode encurtar o funil de vendas”, completa.

Dentro desse novo contexto, algumas ações de comunicação podem se tornar o diferencial de uma empresa num cenário pós-pandemia. “O cliente se tornou o propósito da marca e isso reflete diretamente na comunicação das empresas. A forma como as relações com o público será trabalhada de agora em diante pode ser um divisor de águas entre as que vão se fortalecer com a crise e as que não terão um retorno tão positivo”, comenta.

Dino acrescenta a importância de rever constantemente os propósitos da marca e de analisar se ainda são coerentes com a atual situação, além de monitorar o comportamento dos consumidores e suas manifestações em redes sociais. “Por meio dos comentários ou interações em blogs, Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, os profissionais de comunicação conseguem compreender o posicionamento do consumidor, saber quem são os promotores ou detratores da marca, como responder a manifestações positivas ou negativas e, principalmente a lidar com possíveis situações de crise ou uma necessidade especifica e pontual. É possível ainda, por meio desse trabalho, aprimorar o relacionamento com os clientes e identificar se a visibilidade no ambiente digital está alinhada aos objetivos da organização”, afirma.

Deixe uma resposta