Companhia de e-commerce adota ferramenta para alavancar vendas e se comunicar com 41 mil colaboradores

Com a pandemia de 2020, a mudança para o digital chegou para ficar. Além de otimizar processos, adaptou a forma como nos relacionamos e nos comunicamos. De olho nesse cenário, a empresa Via Varejo implementou a nova “Conecta”, uma plataforma que visa levar comunicação até a ponta, engajando todo o público das Casas Bahia, Pontofrio, fábrica de móveis Bartira, banQi, ASAP Log, 27 Centros de Distribuição espalhados pelo país e também o público corporativo. O app é uma proposta da startup Dialog.ci e pode ser personalizado com cores e nomes da escolha da empresa, funciona como uma rede social interna e também é um hub de serviços de RH capaz de aproximar empresas e colaboradores, capaz de atingir 100% dos profissionais – que hoje são cerca de 41 mil.

Segundo Hélio Muniz, Diretor de Comunicação Corporativa da Via Varejo, ao implementar a plataforma, a empresa deseja engajar e atualizar os colaboradores, de forma ágil e eficiente, com a liberdade de uma rede social. A Conecta já existia, mas a equipe enxergou a necessidade de investir em busca de melhores resultados. “Divulgamos o app em uma live ao vivo feita para os colaboradores em junho. Os colaboradores já começaram a fazer uso da ferramenta, o que se tornou ainda mais importante na quarentena. Além disso, precisamos entregar a comunicação para as pessoas que atuam no dia a dia da operação, de maneira efetiva, através de um canal interativo e simples, como a Conecta”, conta. 

Para André Franco, CEO da Dialog.ci, o impacto e importância das redes sociais já é uma realidade bem conhecida para as áreas de marketing e comunicação. “A interação dentro desses apps aproxima ainda mais os clientes da marca. Assim, como as empresas já reconheceram a importância de estarem presentes nas redes sociais para o público final, agora estão aderindo também as redes corporativas internas. É uma forma de se comunicar e estar próximo dos colaboradores”, revela. 

Ainda de acordo com ele, além de ser uma estratégia para aumentar o alcance das mensagens dentro da empresa, os apps se mostraram uma ótima forma de aumentar o engajamento, já que permitem uma comunicação leve, com menos textos, mais interativas e sempre fazendo uso das hashtags. “Agora todos podem publicar e interagir na Conecta, algo que não tínhamos antes. Conseguimos mais proximidade com o público de fábrica, CDs e lojas que podem publicar o seu dia a dia na empresa do seu celular. Além de poder acompanhar o que está acontecendo na Via Varejo em tempo real, sem depender do seu gestor para saber as informações, por exemplo, já que esses são públicos que não recebem as informações por e-mail”, complementa Hélio. 

Uso do app para alavancar as vendas

No caso da Via Varejo, a rede social corporativa também funcionou para ajudar a empresa na divulgação interna da Black Friday. “Lançamos um contador de dias que faltavam para a Black Friday, como forma de engajar o time na data. Divulgamos um guia de apoio às lojas para a Black Friday por meio da Conecta. Em comparação com os outros anos, o app permitiu que o acesso ao guia e as demais informações publicadas sobre a Black Friday fossem mais rápidos, afinal estava tudo na palma da mão. Dessa forma, o colaborador poderia ver o material quantas vezes quisesse e a qualquer momento, sem a necessidade de estar em um computador”, conta Hélio. 

Em seis meses de uso da plataforma a empresa teve um crescimento expressivo, com adesão de mais de 50% dos colaboradores ativos. “Além das ações de Comunicação, esse crescimento foi impulsionado por algumas campanhas internas de ativação, como a semana da SIPAT na fábrica, CDs e matriz e a Black Friday que ofertou sorteios e cupons para os colaboradores que tivessem cadastrados da plataforma, ações que eram feitas em outras plataformas antes da Conecta”, acrescenta  Hélio Muniz, Diretor de Comunicação Corporativa da Via Varejo.

Ele ainda explica que, com o app, também foi possível acompanhar “em tempo real” as ações comerciais e de engajamento que aconteciam ao longo da semana. “Realizamos comunicações para o público de loja como campanhas de seguros e serviços – campanhas de garantia estendida, por exemplo – campanhas dos cartões: Casas Bahia e Pontofrio, ações de segurança nas lojas, O melhor é que os próprios colaboradores podem publicar e interagir, algo que eles não tinham antes”, complementa Hélio.

Como um dos propósitos do Dialog também é oferecer premiação, por meio da gamificação, durante a campanha da Black Friday isso também foi possível. “Disponibilizamos dois vouchers do iFood para os colaboradores ativos. O código do voucher foi postado como mensagem personalizada para cada usuário”, finaliza.

Sobre o Dialog.ci 

Criado em 2016, o Dialog é um superapp que surgiu com o intuito de melhorar e facilitar a comunicação interna de médias e  grandes empresas. A plataforma, também disponível nas versões web e TV Corporativa, é customizável à marca e às necessidades do cliente e propõe uma comunicação democrática por meio de uma dinâmica gamificada, privilegiando as mensagens da empresa, mas também dando voz a todos os colaboradores. Em 2020 o Dialog figurou entre as 40 melhores startups do Brasil, dentre mais de 12.000 startups no ranking da 100 Open Startups.

Deixe uma resposta