Especialista que desenvolveu projetos para gigantes do varejo dará curso na Faculdade CDL, em Fortaleza

Num momento de economia desaquecida e margens cada vez mais apertadas, a adoção do gerenciamento por categorias (GC) pode ser um dos caminhos para cativar o consumidor, o shopper, e melhorar os resultados. O GC consiste, em linhas gerais, em categorizar os produtos desde o cadastro até o ponto de venda, nas lojas, de acordo com a necessidade do cliente a partir das informações trocadas com os distribuidores. Nessa análise entram dados sobre o comportamento do consumidor e dados dos produtos.

Caso seu supermercado ou loja já trabalhe com GC, talvez seja o momento de analisar se o acompanhamento tem sido feito corretamente, ou mesmo de ampliar o trabalho para novas categorias. Para aprimorar as técnicas ou aprender novas ideias dentro desse conceito, o ideal é passar por uma qualificação rápida e prática. Por isso, a Faculdade CDL ofertará o curso de extensão Gerenciamento por Categoria, de 23 a 25 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, em formato remoto pela plataforma ZOOM. As inscrições estão abertas no site: www.faculdadecdl.edu.br.

O curso será ministrado por Fátima Merlinespecialista em varejo e comportamento do consumidor, que atua há mais de 30 anos nessas áreas. Ela já desenvolveu projetos nacionais e internacionais para gigantes do varejo como Abras, Apas, Eudora, Pepsico, Kraft, Danone, Nestlé, Coop, GPA, Carrefour, WalMart, Enxuto, Lopes Supermercados, Supermercado Rondon, Grupo Pereira, entre outros.

Segundo Merlin, o gerenciamento por categorias é um processo que implica um profundo conhecimento do consumidor final e do shopper, para realizar ações focadas em melhorar a experiência do consumidor, aumentar as vendas, o ticket da empresa, otimizar os custos, diminuir o estoque e reduz a ruptura. Entre as ações estão a organização dos produtos na loja conforme o que o cliente precisa, mantendo a disponibilidade de estoque, boa sinalização e preço adequado.

Ao analisar o mercado, Fátima Merlin explica que é preciso que o varejo redobre a atenção aos pontos de vendas, pois mais do que nunca é fundamental oferecer e garantir uma compra rápida, prática, resolutiva e agora com segurança. “É vender o produto e desenhar a loja com olhar para as necessidades do shopper, pensando em solução”.

A especialista destaca ainda que se especializar em gerenciamento por categorias é uma excelente oportunidade para conseguir emprego, já que é uma área em franca expansão. “Há muita demanda por profissionais qualificados, inclusive no Nordeste. Ter essa formação é um diferencial em um processo seletivo”, pontua.

O curso de extensão Gerenciamento por Categoria terá carga horária de 12 horas/aula e apresentará os pilares essenciais do método GC, reflexões, discussões de casos reais e uma visão prática e aplicada do conceito. A especialização é destinada a profissionais das áreas comerciais, de vendas, gerenciamento por categorias, marketing, merchandising, trade, shopper insights e operacional.

FACILITADORA

Fátima Merlin é Master Business em Marketing pela FIA, economista, empresária, sócia-fundadora da Connect Shopper. Especialista em varejo, pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e Shopper e Gerenciamento por Categoria. Atua há mais de 30 anos nessas áreas. Desenvolveu projetos nacionais e internacionais para Abras, Apas, Eudora, Pepsico, Kraft, Danone, Nestlé, Coop, GPA, Carrefour, WalMart, Enxuto, Lopes Supermercados, Supermercado Rondon, Grupo Pereira, entre outros.

Deixe uma resposta