Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa faz ponte virtual entre culturas e países

Começa no próximo dia 18, quinta-feira, seguindo até dia 21, a terceira edição do Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. O FESTin é um festival internacional dedicado ao segmento audiovisual, cujo objetivo é fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa através da realização de um evento comprometido com a divulgação das diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presentes nestes países.

A itinerância do Festin no estado brasileiro Ceará surge com o papel de ampliar os espaços para exibição, divulgação e reflexão do cinema em português nesta região, apresentando uma cinematografia raramente vista nas telas brasileiras. O Festin, desde sua origem, em 2010, atua na difusão e no desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, reconhecendo, sobretudo, o estado assimétrico da produção entre eles, valorizando as suas origens históricas e, ao mesmo tempo, buscando o fortalecimento e a ampliação dos vínculos existentes entre estes países.

O Festin é organizado pela Asculp – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa instituição sem fins lucrativos que se dedica à promoção e produção de atividades culturais, recreativas de cunho social, fomentando a interculturalidade, a inclusão social, a diversidade e o intercâmbio cultural.

Em decorrência da pandemia Covid-19 e da necessidade do confinamento, a 3a edição da itinerância Festin Ceará, que deveria ter ocorrido durante o ano de 2020 em formato presencial, poderá ser acompanhada em formato online, os filmes ficarão acessíveis na plataforma streaming https://festinon.com, durante toda programação do festival, mediante cadastro do usuário.

Toda programação ficará disponível para os nove países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Com exceção dos filmes “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” e “Silêncio, Vozes de Lisboa”, que não estarão disponíveis em Portugal. O acesso será pela plataforma streaming https://festinon.com.

A terceira edição do Festin no Ceará conta com o apoio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, e patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc. A realização é da Inspire Mídia em parceria com o Festin e a Asculp.

Deixe uma resposta