Série “As Aventuras da Bel” apresenta educação financeira para crianças de forma dinâmica e divertida

Conversar sobre Educação Financeira com crianças pode parecer complexo, mas não precisa ser. Pensando nisso, no final do ano passado, a Unicred Integração lançou a série “As Aventuras da Bel”, com animações voltadas para o público infantil que abordam educação financeira de forma dinâmica, didática e divertida. A primeira temporada contará com 9 episódios, disponibilizados no canal do YouTube da Instituição. A iniciativa tem se mostrado um sucesso, visto que, até o momento, o terceiro episódio, postado no dia 25 de janeiro, já soma mais de 24 mil visualizações; ao todo, os três episódios contam com aproximadamente 58 mil visualizações.

Ao longo da trama, conhecemos a história dos irmãos Pedro e Ana, personagens principais, além de sua mãe e da prima Laura. As crianças vivem situações do dia a dia e comuns ao universo infantil, enquanto tentam resolver seus “conflitos” financeiros, atentos aos conselhos da Bel, que sempre aparece para ajudar quando necessário. A Bel tem o superpoder do conhecimento, consultando-o em seu livro GEDI (acrônimo para Gerar, Economizar, Doar e Investir) e demonstrando sempre a importância do estudo, da pesquisa e da leitura.

Todo o conteúdo da série foi elaborado por Fabricia Finco e Márcia Tolotti, sempre com o auxílio de conceitos pedagógicos e psicológicos, alinhados ao Programa Vida que Prospera, da Unicred Integração. Os episódios estão disponíveis de forma gratuita, e buscam oferecer aos pais uma maneira mais lúdica de falar sobre emoções relacionadas a finanças, além de demonstrar para os pequenos que o conhecimento através da leitura pode se transformar em um Superpoder para qualquer criança.

“As situações vividas pelos personagens são comuns para grande parte das famílias brasileiras. Quando o espectador se identifica com o personagem da série, pode reconhecer o conflito que vive ou já viveu sendo ”resolvido” de uma forma construtiva. O intuito dos episódios é servir de suporte para que pais possam mostrar aos filhos que sempre há uma saída, principalmente, quando usamos o conhecimento”, explicam as coordenadoras do projeto.

Objetivos do projeto e a escolha da personagem Bel

Segundo o presidente da Unicred Integração, Dr. Antonio Cesar de Oliveira Cé, a ideia da mascote surgiu através de uma necessidade de criar um personagem lúdico, mas também que trouxesse vida ao projeto. Assim, o objetivo foi fazer com que a Bel participasse mais ativamente da educação financeira das crianças.

Além disso, segundo o presidente, a escolha de uma abelha para a personagem não é aleatória: “A abelha é uma construtora, um bichinho que vive na natureza, criando benefícios que serão consumidos por nós. Então a Bel tinha que participar da atividade das crianças, dando vida ao projeto. Assim a gente consegue fazer com que as crianças, através dela, se prendam mais àquilo que a gente deseja transmitir, que é uma educação financeira mais lúdica, saber lidar com dinheiro, saber poupar, saber fazer escolhas e, acima de tudo, saber se tornar um cidadão melhor para a comunidade”, afirma.

Assim, através dessa ideia de educação lúdica, a série busca fazer com que as crianças se prendam e tenham uma referência para o resto da vida sobre o assunto. Isso também vem ao encontro dos objetivos do programa Vida que Prospera, que busca formar pessoas para encarar um mundo melhor no futuro.

“Queremos que essas crianças, quando assumirem seus papeis de adulto, tenham essa formação e orientação, para viverem em um mundo melhor, mais cooperativo e mais justo”, explica o presidente da instituição.

Por fim, o enredo da série “As Aventuras da Bel” pode ser utilizado tanto por pais quanto por educadores para estabelecer diálogos não apenas sobre finanças, mas também sobre escolhas, lidar com a frustração e tolerar o tempo de conquista de cada coisa, fundamentais para uma educação financeira saudável desde a infância.

O projeto é desenvolvido pelas coordenadoras Fabrícia Finco e Márcia Tolotti, em parceria com a agência de marketing digital Belif, e uma equipe de apoio interna da Unicred Integração, composta pela vice-presidente Deize Picoli, o diretor Fabiano Kruchin, a gestora de pessoas Fabiane Bykowiski, a gestora de marketing Bruna Tessari e a analista de marketing Débora Silva.

Deixe uma resposta