Conselho Municipal de Trabalho de Fortaleza empossa novo presidente

O novo presidente do Conselho Municipal de Trabalho de Fortaleza (Comut) será empossado nesta sexta-feira (26.02), às 10h, em cerimônia a ser realizada por videoconferência. O advogado e administrador Sebastião Gomes de Medeiros Neto, conselheiro pela bancada patronal representando o Centro Industrial do Ceará (CIC), assume a gestão 2021/2022 do órgão. 

“Nosso compromisso é resgatar o protagonismo da sociedade perante o poder público municipal no sentido de colaborar para que as políticas públicas de geração de emprego e renda no âmbito do município de Fortaleza, principalmente neste momento difícil que todos estamos enfrentando, estejam em consonância com as aspirações da sociedade. Nesse sentido, queremos fortalecer o papel do Comut e contribuir para que essas políticas estejam realmente voltadas para atender as necessidades dos atores produtivos, que são os empresários e os trabalhadores”, ressalta Sebastião. 

A presidência do Comut é trocada a cada ano por meio de votação e exercida em sistema de rodízio entre as bancadas do governo, trabalhadores e empregadores. A cerimônia desta sexta contará com a presença da atual presidente do Comut, Cristina Chaul Barbosa, representante da bancada dos trabalhadores.

O Comut é um órgão deliberativo e classista em nível municipal, criado pela Lei n° 8094, de 25 de novembro de 1997, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e alterado pela Lei n° 8959, de 08 de agosto de 2005. O colegiado é composto por 16 instituições e tem como função propor, acompanhar e fiscalizar as ações necessárias para desenvolver o mercado de trabalho local, criar empregos e favorecer ações oriundas dos programas do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Deixe uma resposta